1
resposta

[Dúvida] Backup Diferencial vs Backup de Log

Se eu faço um backup full às 12h, e às 13h, 14h, e 15h faço um backup de log em cada um desses horários, mas às 15h também faço um backup diferencial. Se às 16h eu perder minha base e ter que utilizar os backups, qual a diferença entre restaurar o backup full + backup de logs e restaurar backup full + backup diferencial somente? Ao eu realizar essa pergunta ao GPT ele disse: " Não, o backup diferencial não armazena registros de transações (logs de transação). Ele apenas contém todas as páginas de dados modificadas desde o último backup FULL.

Diferença principal entre Backup Diferencial e Backup de Log

Backup Diferencial: Salva todas as páginas de dados modificadas desde o último backup FULL. Não registra operações transacionais individuais. Se restaurado, recupera apenas o estado dos dados até aquele momento, sem granularidade transacional

Backup de Log: Armazena todas as transações realizadas desde o último backup de log. Permite restauração ponto a ponto, ou seja, até um exato momento antes da falha (point-in-time recovery). Necessário para recuperação completa quando se usa o modelo de recuperação FULL ou BULK_LOGGED. " Fiquei confuso com isso, porque achei que os backups de log tratassem somente dos dados LDF, logo, seria melhor eu usar o backup full + backup diferencial se eu quisesse restaurar o máximo de dados o possível de volta.

1 resposta

Oi Igor, tudo bem?

Se você restaurar o backup full das 12h e o backup diferencial das 15h, o banco será recuperado exatamente até as 15h. Qualquer alteração feita entre 15h e 16h será perdida, já que o backup diferencial não inclui logs de transação, apenas as páginas de dados modificadas desde o último backup full.

Já, se você restaurar o backup full das 12h e os backups de log feitos às 13h, 14h e 15h, o banco poderá ser recuperado exatamente até o momento da última transação registrada antes da falha às 16h. Isso permite restaurar todos os dados sem perder nada, pois os backups de log armazenam todas as transações realizadas no banco desde o último backup de log ou full.

Se a sua intenção é recuperar o máximo possível de dados, o melhor caminho é restaurar o backup full seguido dos backups de log. O backup diferencial pode ser útil para agilizar a recuperação, mas ele sempre vai cortar fora qualquer alteração feita depois dele.

Deixo o link da documentação abaixo onde ele aborda todos os tipos de backups do SQL Server, incluindo o differential backup e o full backup, ela está em inglês, mas você poderá utilizar a tradução automática do navegador:

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, não hesite em compartilhar no fórum.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado