1
resposta

[Dúvida] background_size_contain com espaçamento a direita diferente do mostrado na aula

Meu background ficou com espaço à direita quando usei o background-size: contain. Ficou mais ajustado a direita quando mudei para 'cover'. Minha resolução é de 1366x768

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeVi uma dúvida semelhante a minha aqui no fórum, porém não consegui identificar uma solição prática para resolver em definitivo essa questão, consegue me ajudar ?

1 resposta

Olá, Marcelo!

A propriedade 'contain' irá escalar a imagem para o maior tamanho possível de tal forma que tanto a altura quanto a largura da imagem se ajustem dentro do conteúdo/elemento. Isso pode resultar em espaços vazios ao redor da imagem.

Por outro lado, a propriedade 'cover' irá escalar a imagem para o menor tamanho de tal forma que tanto a altura quanto a largura da imagem preencham completamente o conteúdo/elemento. Isso pode resultar em partes da imagem sendo cortadas, pois a imagem é escalada mantendo sua proporção.

No seu caso, parece que o 'cover' está funcionando melhor, o que é ótimo. No entanto, se você quiser usar 'contain' e eliminar o espaço extra, você pode tentar centralizar a imagem de fundo usando a propriedade 'background-position'. Por exemplo, você pode usar 'background-position: center center;' para centralizar a imagem.

Aqui está um exemplo de como você poderia usar isso:

.principal {
    background-image: url('sua-imagem.jpg');
     background-repeat:no-repeat;
    background-size: contain;
    background-position: center center;
}

Lembre-se que cada caso pode exigir uma solução diferente, e o que funciona em uma situação pode não funcionar em outra. Portanto, é sempre bom experimentar diferentes soluções até encontrar a que melhor se ajusta ao seu caso.

Veja se ficou melhor, mas em caso de persistência poderia compartilhar mais informações a respeito do seu código, a fim de realizar testes para lhe fornecer uma resposta mais assertiva

Espero ter ajudado e reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!