1
resposta

[Dúvida] Backend separado (website e aplicativo) ou omnichannel?

Opa pessoal, tudo bom?

Estou planejando fazer um website e aplicativo completo de ecommerce e me deparei com uma situação no planejamento.

fiquei em duvida se criar um backend separado seria a melhor solucao ou fazer omnichannel, que seria um backend unico para os dois.

Para o projeto que estou planejando seria melhor qual opcao? no meu caso estava pensando em fazer da seguinte forma:

Frontend : next.js backend : node.js / java / c# mobile : react native / koblin

para o frontend já estou certo em fazer em next.js o website mas para o backend e mobile fica a duvida. apesar de ser um projeto quero que seja algo que aguente um alto fluxo de usuários e requisições, então como não tenho experiência em qual linguagem usar nesse caso é que vem a duvida.

outra coisa é que no mobile se farei em koblin o backend tera que ser 3 no java? (ios, android , web)

essas sao as duvidas que tenho (por agora) se hover outras voltarem nesse post. obrigado!

1 resposta

Oi, Conrado! Tudo bom?

Essa é uma dúvida bastante comum quando se está planejando um projeto de e-commerce. Vamos lá!

1. Backend Separado vs. Omnichannel

Omnichannel (Backend Único):

• Vantagens:

• Manutenção Centralizada: Um único backend facilita a manutenção e a atualização do sistema.
      • Consistência de Dados: Como todas as plataformas (website e aplicativo) utilizam o mesmo backend, os dados são consistentes e sincronizados em tempo real.
      • Desenvolvimento mais Rápido: Focar em um único backend pode acelerar o desenvolvimento, já que você não precisa duplicar funcionalidades.
    • Desvantagens:

• Escalabilidade: Pode ser mais desafiador escalar um único backend para suportar um grande número de requisições de múltiplas plataformas.
      • Complexidade: Um backend único pode se tornar complexo e difícil de gerenciar conforme o projeto cresce.

Backend Separado:

• Vantagens: