2
respostas

[Dúvida] Automatização de caractere no power query

Olá, boa noite!

Tenho uma dúvida referente a tratativa de dados no Power query. Por exemplo, eu tenho 3 itens na base de dados, que são: Madeira Marrom 5, Arame Farpado 20 MM, e Ferro Metálico 7. Eu subi a base de dados no Power query, e não consegui colocar a letra "K" somente nos itens Madeira Marrom 5, Arame Farpado 20MM, com excessão do item Ferro Metálico 7. Como Faria para automatizar a letra "K" nesses dois itens, com excessão do item Ferro Metálico 7. quero que toda vez que for alimentado a base de dados, automaticamente seja colocado a letra "K" nesses dois itens, com excessão do Ferro Metálico 7. Aguardo Retorno

2 respostas

Olá, bom dia! Apenas como um adendo na postagem acima, eu tenho duas colunas, que é são: A coluna de "Produtos", e a coluna de de caractere "K". Eu quero mesclar essas duas colunas, porém, eu não quero que o caractere "K", seja inserido no item "Ferro Metálico 7", ou seja, quero que só seja inserido nos itens "Madeira Marrom 5" e "Arame Farpado 20MM".

Oii, Eduardo! Tudo bem?

Tente usar a Coluna condicional do Power Query para aplicar essa regra ao seu projeto. Por exemplo:

Suponhamos que você já esteja com a tabela no editor, vá a guia Adicionar coluna e, em seguida, Coluna Condicional.

Abrirá uma janela contendo alguns campos para você preencher com a condição:

Legenda: 1 - Nome da nova coluna; 2 - Operador condicional = contém; 3 - Valor é o nome do produto Marrom madeira 5; 4 - Saída é que você quer Marrom madeira 5k

Captura de tela mostrando a janela de adicionar coluna condicional no power query, Os campos nome da nova coluna, nome da coluna, operador, valor e saída estão destacado com numeros de 1 a 5, respectivamente.

Depois de preencher a primeira condição, repita o processo para o outro item que você deseja clicando em Adicionar cláusula, segue a mesma lógica.

Feito isso, no campo Senão adicione o nome da nova coluna mesclada e finalize clicando em OK.

Faça o teste e observe se funciona como deseja, espero que dê certo!

Bons estudos, Eduardo!