Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Automação de Testes para IA

Olá.

Apenas introduzindo, sou um desenvolvedor com 3 anos de experiência e com proficiência em TypeScript, Node e React. Estou desenvolvendo um sistema que integra com a OpenAI. Dependendo da resposta de um usuário, eu espero que a OpenAI realize uma determinada ação. Essa ação pode ter outras ações que a compõem. Um exemplo seria realizar um pedido em uma pizzaria, pode ser necessário listar o cardápio, listar formas de pagamento, etc.

A minha dúvida é como garantir, conforme eu for adicionando funcionalidades e alterando o prompt, que a OpenAI continuará chamando as ações corretamente? Ou seja, como eu implemento a automação de testes para uma IA?

Dados adicionais: Estou utilizando a funcionalidade "function calling" da OpenAI com o modelo "gpt-4o-mini".

1 resposta
solução!

Bom dia Lucas! Tudo bem com você?

Realmente, trabalhar com integração de IA em sistemas robustos é um desafio. Como a IA possui um certo nível de imprevisibilidade, ou seja, não tem respostas exatas a todo momento, ela pode, por exemplo, responder Margherita na primeira vez que for perguntada sobre o nome de uma pizza verdadeiramente italiana, e Marinara na segunda vez. A primeira dica que recomendo, é que você sempre mantenha seus prompts detalhados, com regras e exemplos claros. Uma boa estrutura de prompt seria:

  • Contexto
  • Objetivo
  • Restrições
  • Exemplo de resultado esperado por você

Sobre os testes, lidar com a imprevisibilidade é o maior problema, mas, podemos mitigá-lo com algumas abordagens, como:

  • Como não podemos testar diretamente a IA, podemos criar testes unitários para as funções que a OpenAI chama. Com isso, uma vez chamadas corretamente, as funções executam conforme o esperado.
    test('listarCardapio retorna itens corretos', () => {
      const cardapio = listarCardapio();
      expect(cardapio).toContain('Pizza Margherita');