Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Dúvida] Auto atualização e histogramas

Olá pessoal,Estou aqui para relatar q esta aula foi muito complexa pra mim parece simples com o professor explicando, mas ele executa o passoa apasso muito rapido entao nao consigo acompanhar principalmento quando ele deleta as planilha e renomeia aqui fica confuso pra pra mim entender se caso o que ele renomeia e um arquivo esta em csv nao consegui entender.

Aline Rosa

1 resposta

Ei, Aline! Tudo bem?

Não se preocupe, estou aqui para te ajudar a entender cada detalhe.

Vamos revisar todos os pontos que trouxe, combinado?

O que é um arquivo CSV?

CSV significa "Comma Separated Values" (Valores Separados por Vírgula). É um tipo de arquivo de texto simples que armazena dados tabulares (números e texto) em formato de texto puro. Cada linha do arquivo é um registro de dados, e cada campo do registro é separado por uma vírgula (ou outro delimitador, como ponto e vírgula). É um formato muito comum para troca de dados entre diferentes programas.

Deletar e renomear arquivos CSV

O instrutor mostra como o Excel pode ser configurado para atualizar automaticamente os dados de uma planilha quando o arquivo CSV de origem é modificado. Para demonstrar isso, ele simula uma atualização:

• Ele apaga o arquivo dados.csv antigo.
  • Em seguida, ele pega um arquivo novo (que ele chama de dadosatualizados.csv) e o renomeia para dados.csv.

A ideia dessa simulação é para mostrar que o Excel, ao abrir a planilha renomeada, detectaria que o dados.csv mudou/atualizou e carregaria os novos dados.

Uma dica para quando o sentir que a explicação está muito rápida, podemos usar o recurso de velocidade no canto inferior do vídeo, você pode ajustar na velocidade que se sentir confortável. Eu sempre uso esse recurso e me ajuda muito a entender também algumas aulas:

Imagem de uma videoaula exibida em um navegador. No topo, há um aviso informando que o usuário ainda não está matriculado no curso. Ao centro, aparece uma janela do Windows mostrando uma pasta com arquivos CSV, enquanto o instrutor é exibido no canto inferior direito do vídeo. Uma seta destaca o controle de velocidade de reprodução, configurado em 1x.

Espero ter ajudado e caso tenha dúvidas, não deixe de compartilhar conosco no fórum. Estaremos por aqui!

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado