Ei, Aline! Tudo bem?
Não se preocupe, estou aqui para te ajudar a entender cada detalhe.
Vamos revisar todos os pontos que trouxe, combinado?
O que é um arquivo CSV?
CSV significa "Comma Separated Values" (Valores Separados por Vírgula). É um tipo de arquivo de texto simples que armazena dados tabulares (números e texto) em formato de texto puro. Cada linha do arquivo é um registro de dados, e cada campo do registro é separado por uma vírgula (ou outro delimitador, como ponto e vírgula). É um formato muito comum para troca de dados entre diferentes programas.
Deletar e renomear arquivos CSV
O instrutor mostra como o Excel pode ser configurado para atualizar automaticamente os dados de uma planilha quando o arquivo CSV de origem é modificado. Para demonstrar isso, ele simula uma atualização:
- Ele apaga o arquivo
dados.csv antigo. - Em seguida, ele pega um arquivo novo (que ele chama de
dadosatualizados.csv) e o renomeia para dados.csv.
A ideia dessa simulação é para mostrar que o Excel, ao abrir a planilha renomeada, detectaria que o dados.csv mudou/atualizou e carregaria os novos dados.
Uma dica para quando o sentir que a explicação está muito rápida, podemos usar o recurso de velocidade no canto inferior do vídeo, você pode ajustar na velocidade que se sentir confortável. Eu sempre uso esse recurso e me ajuda muito a entender também algumas aulas:

Espero ter ajudado e caso tenha dúvidas, não deixe de compartilhar conosco no fórum. Estaremos por aqui!
Abraço e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado