1
resposta

[Dúvida] Aula: Desperdícios do Lean

Excelente conteúdo e didática. Esta aula me trouxe a lembrança de uma oportunidade em que substituí funcionários ausente num órgão público (INMETRO), como auxiliar administrativo. A dúvida é pelo fato de que a atividade é manual; supondo que eu atue no local novamente quero perguntar: 1- É possível automatizar recebimento de e-mails, conferir documentação e agendar data de aferição? 2- É possível agilizar aferição de discos de tacógrafo? Os discos chegam por Correios. Estou me forçando a concluir que esta atividade é totalmente operacional, o que tem para agilizar já foi alcançado: e-mail e leitor de disco. Posso estar enganada!

1 resposta

Olá, Kelly! Tudo bem?

Fico feliz em saber que você está aproveitando o conteúdo do curso e aplicando-o em suas experiências de trabalho. Vamos tentar esclarecer suas dúvidas:

1- Sim, é possível automatizar o recebimento de e-mails, conferência de documentação e agendamento de data de aferição. Existem várias ferramentas de automação de processos de negócios (BPA) que podem ajudar a automatizar essas tarefas. Por exemplo, você pode configurar regras de e-mail para classificar automaticamente os e-mails recebidos, usar software de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) para digitalizar e verificar documentos, e usar ferramentas de agendamento online para agendar datas de aferição.

2- Quanto à aferição de discos de tacógrafo, a agilidade do processo pode depender de vários fatores, como a eficiência do serviço de correios e a capacidade do equipamento de leitura de discos. No entanto, existem maneiras de otimizar o processo, como melhorar a organização e o rastreamento dos discos recebidos, e explorar tecnologias que possam acelerar a leitura dos discos.

Lembre-se, a filosofia Lean é sobre a busca contínua pela eficiência, eliminando desperdícios onde quer que eles sejam encontrados. Mesmo que uma atividade pareça totalmente operacional, sempre pode haver espaço para melhorias.

Bons estudos!