1
resposta

Dúvida - Aula de Iluminação

Já coloquei a minha imagem 4K .EXR para fazer a minha iluminação, porém a imagem não está aparecendo. Já fiz varios testes e não descobri o motivo. Tenho os requisitos para rodar o blender.

Como está o Blender aba Layout

Aba Shading

1 resposta

Olá, Weslley. Como vai?

É frustrante quando estamos seguindo o passo a passo e o resultado visual não aparece como esperado, mas não se preocupe, esse é um detalhe muito comum de configuração no Blender.

Pelas imagens que você enviou, sua árvore de nós (Shader Editor) está correta: você conectou o Environment Texture ao Background e este ao World Output. O problema provavelmente está no modo de visualização da sua Viewport.

Para que a imagem HDR (.exr) apareça no fundo da sua cena, verifique os seguintes pontos:

Modo de Visualização (Viewport Shading)
Nas suas capturas, você parece estar no modo Solid ou Material Preview. A iluminação do mundo (World) só fica totalmente visível e funcional nos modos:

• Viewport Shading: Rendered (o último círculo no canto superior direito da tela 3D).
  • Se estiver no modo Material Preview, você precisa clicar na setinha para baixo ao lado das esferas de visualização e marcar a opção Scene World. Caso contrário, o Blender usa um HDR padrão interno e ignora o seu.

Configuração de Transparência
Verifique se você não ativou acidentalmente a transparência do fundo. Vá no painel de Propriedades, aba Render (ícone da câmera), procure a seção Film e veja se a opção Transparent está marcada. Se estiver, a iluminação da imagem .exr afetará os objetos, mas o fundo ficará quadriculado ou cinza.

Mapeamento da Imagem
Embora seus nós estejam conectados, às vezes a imagem "some" porque está em uma escala ou rotação onde o horizonte não é visível na sua câmera atual. Uma boa prática é adicionar os nós de mapeamento:

• Selecione o nó da sua imagem .exr.
  • Aperte Ctrl + T (se o add-on Node Wrangler estiver ativo nas preferências). Isso criará os nós de Texture Coordinate e Mapping, permitindo que você rotacione o fundo no eixo Z para ver se ele aparece.

Faça o teste mudando para o modo Rendered (ícone da esfera toda preenchida no topo direito) e veja se o cenário surge.

Espero que possa ter lhe ajudado!