Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dúvida aula Clipping Mask

Bom dia!

Dúvida: No meu arquivo havia uma foto maior que o retângulo que determinei. Usei a ferramenta clipping mask, para ajustar a foto na posição certa e ela ficou do tamanho do retangulo. Uma parte dela escondida lá. Até aí ok, tudo certo!

Depois inseri por cima da foto uma logo, cresci essa logo até que uma parte dela saisse pra fora do retangulo. Selecionei tudo e fiz outro clipping mask para ela ficar com uma parte escondida porem em cima da foto que já estava com uma parte escondida. A foto sumiu e ficou tudo branco. Eu conseguia ver apenas a forma do contorno da logo na edição do clipping mask.

Tentei depois criar um retangulo para a foto com 1 clipping mask e outro retangulo para logo com outro clipping mask. Dessa forma deu certo, porém se preciso editar a posição não consigo separa a foto da logo. Como fazer?

Obrigada!

Tarciene

3 respostas

Bom dia Tarciene, tudo bem ^^

Deu errado no primeiro momento pelo seguinte motivo, o clipping mask é uma forma de você pedir para o software pegar o objeto que está acima de todos os outros e definir ele como uma janela, ou seja, as coisas só serão vistas dentro dos limites deste objeto.

No seu caso o primeiro clipping mask foi correto, um retângulo em cima da foto, quando você fez a mesma coisa com a logo, a logo se tornou um clipping mask para o retângulo e para a foto, por isso ele ficou mostrando só as bordas e você não conseguia ver mais nada.

Para o que você quer fazer você pode usar o primeiro clipping mask criado (o retângulo na foto) para ocupar os dois objetos.

Faça o mesmo processo, mudando apenas a ordem das operações, coloque a foto onde você deseja, depois insira a logo onde você deseja, logo após a foto, ai sim você pode criar o retângulo, selecionar tudo e definir um clipping mask. Assim a ordem ficará correta, o clipping mask deve sempre estar acima dos outros objetos.

Acredito que isso ajude ^^ se ficar com dúvidas pergunte aqui novamente ok.

Um abraço e bons estudos

solução!

Oi Luiz! Muito obrigada! Eu super entendi sua explicação. Obrigada! Última dúvida: após a conclusão do clipping mask, eu consigo desagrupar a logo da foto em "editar o clipping mask" caso necessite dar mais algum ajuste nos itens isoladamente sem ter que desfazer o clipping mask?

Bom dia Tarciene, ^^

Antes de mais nada, que bom que deu pra entender.

Respondendo sua outra pergunta, você consegue sim, existem algumas formas, eu vou colocar duas aqui que eu acho as mais fáceis e você tentar utilizar ok.

1º - Você pode dar dois cliques rápidos no clipping mask que você consegue entrar no modo de edição do grupo, como é um clipping mask vai ser um CLIP GROUP. Neste modo você pode manipular os elementos internos normalmente, e ainda vai ser visível a área do clipping que some com os objetos.

Quando você faz isso você começa a editar apenas o que existe dentro do clipping mask, os objetos que estão fora dele ficam meio esbranquiçado. Para sair deste modo você pode dar dois cliques rápidos em uma área sem objetos do illustrator.

2º - Você pode ver que selecionando o clipping mask no canto superior esquerdo do software, na barra de propriedades dos objetos, aparecem duas bolinhas, a da direita é chamada de EDIT CONTENTS, se você clica nela você passa a editar os objetos de dentro do clipping mask sem desfazê-lo.

Eu acho este modo um pouco chato por que se você clica fora em qualquer momento ela desabilita, e os objetos inicialmente vem todos selecionados, você precisa pressionar shift e clicar para is tirando a seleção do que você não quer.

Bem, acredito que destas duas formas você consegue testar e ver qual a melhor pra você ok, qualquer dúvida pergunte aqui novamente.

Um abraço e bons estudos ^^

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software