1
resposta

[Dúvida] Aula Aplicando Cálculos

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá,

Durante essa aula fiquei com uma dúvida. Na função soma, somamos um intervalo, e se atualizarmos o valor dentro desse intervalço a função se atualiza automaticamente. No entanto, o que acontece se o intervalo mudar? Por exemplo, se eu precisar aumentar a quantidade de produtos, consequentemente a linha de preço unitário total também vai aumentar. Como posso automatizar isso para que caso meu intervalo aumente, a função se reajuste automaticamente?

1 resposta

Ei, Joana! Tudo bem?

Ao transformar o seu intervalo de dados em uma tabela já é possível resolver isso.

• Abra o Excel e selecione os dados da sua nova tabela.
  • Pressione o atalho Ctrl + Alt +T ou clique em Inserir > Tabela.
  • Revise se a opção Minha tabela tem cabeçalhos está marcada e finalize em OK.

E por que isso resolve? Quando seus dados estão formatados como Tabela, o Excel passa a usar "Referências Estruturadas". Se você adicionar um novo produto na linha de baixo, a tabela expande automaticamente e qualquer fórmula que aponte para aquela coluna (como a soma da coluna de Qtd) entenderá que o novo dado faz parte do conjunto, atualizando o total instantaneamente sem que você precise mexer na fórmula.

Complementando, como vimos em aula, ao usar Tabelas você pode simplesmente habilitar a "Linha de Totais" na guia "Design da Tabela". Essa linha é inteligente: ela sempre ficará no final dos seus dados, não importa quantas linhas você adicione no meio ou no fim!

Espero que isso ajude. Qualquer dúvida conte conosco no fórum.

Bons estudos e até mais!

Material Complementar
Esse conteúdo pode estar em inglês, para traduzi-lo utilize o tradutor automático do navegador ou clique com o botão direito do mouse sobre a página e selecione a opção Traduzir para o português.
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado