Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Aula 2 - Desafio Editando Textos - Questões 9 e 10: Quando é necessário o uso da função char()?

Olá!

As questões 9 e 10 do Desafio Editando Textos são as seguintes:

# Crie um código que solicite uma frase à pessoa usuária e imprima a mesma frase com todas as vogais “a” trocadas pela caractere “@”.
# Crie um código que solicite uma frase à pessoa usuária e imprima a mesma frase com todas as consoantes “s” trocadas pelo caractere “$”.

Minha resolução foi a seguinte:

# Questão 9

frase_a_a = input('Digite uma frase de sua escolha e trocarei todas as letras \'a\' por \'@\': ')
frase_a_a = frase_a_a.replace('a','@')

print(frase_a_a)

# Questão 10

frase_s_s = input('Digite uma frase de sua escolha e trocarei todas as letras \'s\' por \'$\': ')
frase_s_s = frase_s_s.replace('s','$').replace('S','$')

print(frase_s_s)

Ambos os códigos foram bem-sucedidos. No entanto, na resposta da instrutora, foi usada a função char() para chamar os símbolos @ e $. Qual a necessidade de chamar estes símbolos por meio da função se eles são impressos sem problemas? Até entendo que podem haver símbolos menos comuns que podem não ser apresentados de maneira satisfatória e por isso a necessidade da função, mas como saber quando é necessário usá-la? Ou é boa prática usá-la sempre que estivermos lidando com caracteres especiais?

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta
solução!

Olá, tudo bem?

No seu código, você utilizou diretamente os caracteres @ e $, o que funcionou perfeitamente. A função char() é geralmente usada para converter um valor numérico que representa um código ASCII em seu caractere correspondente. Por exemplo, char(64) retornaria @, pois 64 é o código ASCII para este símbolo.

No caso de caracteres comuns como @ e $, não há necessidade de usar char(), pois eles podem ser usados diretamente como strings. A função char() pode é mais útil quando você está lidando com caracteres especiais que não são facilmente digitáveis no teclado ou quando você está trabalhando com códigos numéricos que precisam ser convertidos em caracteres.

Portanto, não é uma prática obrigatória usar char() para caracteres especiais comuns, mas pode ser uma ferramenta útil em situações específicas.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!