Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Aula 2 Atividade 3 Acessando o Linux remotamente - não entendi o que está sendo dito

Depois de explicar o comando sudo apt update, o instrutor diz: "Se você instalou o desktop, ele já carrega a interface gráfica. No entanto, o servidor de SSH não vem instalado por padrão. Para instalá-lo, usamos o comando sudo apt install openssh-server."

O que o instrutor quis dizer aqui? Que desktop é esse que ele está mencionando? Eu consegui acompanhar e reproduzir o passo a passo, mas não entendi o motivo. Alguém me ajuda a entender o que estou fazendo? Obrigada.

2 respostas
solução!

Olá. Karina!

Entendo a sua dúvida. Quando o instrutor menciona "desktop", ele está se referindo ao ambiente de trabalho gráfico que normalmente é usado em computadores pessoais. Em sistemas Linux, como o Ubuntu, há duas versões principais que você pode instalar: o Ubuntu Desktop e o Ubuntu Server.

• Ubuntu Desktop: Inclui uma interface gráfica de usuário (GUI), o que significa que você pode interagir com o sistema usando janelas, ícones e menus, como em um sistema operacional Windows ou macOS. É mais voltado para uso pessoal e tarefas que requerem interação visual.

• Ubuntu Server: Não inclui uma interface gráfica por padrão, pois é otimizado para desempenho e uso em servidores, onde a maioria das interações é feita através da linha de comando (CLI). Isso é mais eficiente para servidores que não precisam de uma interface gráfica.

O instrutor está explicando que, se você instalou a versão Desktop, ela já vem com a interface gráfica, mas não inclui o servidor SSH por padrão. O SSH (Secure Shell) é uma ferramenta que permite acessar e controlar um sistema remotamente através da linha de comando. Por isso, para poder se conectar remotamente a um sistema que não tem o SSH instalado, você precisa instalar o servidor SSH usando o comando sudo apt install openssh-server.

Bons estudos!

Obrigada pelo retorno, Lucas. Agora ficou claro.