Pensando na importação de dados por meio de um arquivo Json da Web, existe alguma forma desses dados serem carregados automaticamente quando esse arquivo é alterado na web? Ou sempre tenho que fazer uma nova obtenção de dados?
Pensando na importação de dados por meio de um arquivo Json da Web, existe alguma forma desses dados serem carregados automaticamente quando esse arquivo é alterado na web? Ou sempre tenho que fazer uma nova obtenção de dados?
Olá, Vitor! Tudo bem?
Existe sim, mas você precisa publicar o seu relatório no Power BI Service. Após a publicação, você pode trabalhar com atualizações programadas.
O artigo abaixo trata dessas atualizações que podemos fazer no Power BI Service:
Para o caso de um arquivo que está na nuvem, como é o caso da planilha que utilizamos no curso, não precisamos instalar um gateway de dados, pois o arquivo não está armazenado localmente.
Nesse caso, temos apenas que configurar as Credenciais da fonte de dados. Após isso, podemos definir o horário de atualização.
Para isso, você deve realizar os seguintes passos:
Acesse seu perfil no Power BI Service. Ao entrar, você irá acessar o Workspace em que seu projeto está, clicando no botão Workspaces no menu lateral esquerdo e, em seguida, clicando no seu workspace:
No topo, acesse a aba Conjuntos de dados + fluxo de dados, e clique nos três pontinhos e depois em Configurações:
Nas configurações, você irá procurar por Credenciais da fonte de dados e irá clicar em Editar credenciais:
Abrirá uma janela onde você terá que definir o método de autenticação e o nível de privacidade da sua fonte de dados. No meu caso, deixei como OAuth2 e Private, respectivamente. Em seguida, basta clicar em Entrar:
Por fim, você irá configurar o período que deseja atualizar seus dados automaticamente. Para isso, vá em Refresh e configure a atualização. Após configurar, clique em Aplicar:
Espero ter ajudado, Vitor. Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição. Bons estudos =)