1
resposta

[Dúvida] Atualização dos dados automaticamente

Pensando na importação de dados por meio de um arquivo Json da Web, existe alguma forma desses dados serem carregados automaticamente quando esse arquivo é alterado na web? Ou sempre tenho que fazer uma nova obtenção de dados?

1 resposta

Olá, Vitor! Tudo bem?

Existe sim, mas você precisa publicar o seu relatório no Power BI Service. Após a publicação, você pode trabalhar com atualizações programadas.

O artigo abaixo trata dessas atualizações que podemos fazer no Power BI Service:

Para o caso de um arquivo que está na nuvem, como é o caso da planilha que utilizamos no curso, não precisamos instalar um gateway de dados, pois o arquivo não está armazenado localmente.

Nesse caso, temos apenas que configurar as Credenciais da fonte de dados. Após isso, podemos definir o horário de atualização.

Para isso, você deve realizar os seguintes passos:

1. Acesse seu perfil no Power BI Service. Ao entrar, você irá acessar o Workspace em que seu projeto está, clicando no botão Workspaces no menu lateral esquerdo e, em seguida, clicando no seu workspace:

Captura de tela da janela lateral do Power BI Service para acessar o Meu workspace.

2. No topo, acesse a aba Conjuntos de dados + fluxo de dados, e clique nos três pontinhos e depois em Configurações:

Captura de tela das fontes de dados do Power BI Service.

Captura de tela das fontes de dados do Power BI Service, com destaque para o botão com três pontinhos.

3. Nas configurações, você irá procurar por Credenciais da fonte de dados e irá clicar em Editar credenciais:

Captura de tela da opção de Credenciais da fonte de dados, com destaque para o botão de Editar credenciais.

4. Abrirá uma janela onde você terá que definir o método de autenticação e o nível de privacidade da sua fonte de dados. No meu caso, deixei como OAuth2 e Private, respectivamente. Em seguida, basta clicar em Entrar:

Captura de tela da janela de configuração da credencial da fonte de dados.

5. Por fim, você irá configurar o período que deseja atualizar seus dados automaticamente. Para isso, vá em Refresh e configure a atualização. Após configurar, clique em Aplicar:

Captura de tela da opção de Refresh e suas configurações de atualização de dados.

Espero ter ajudado, Vitor. Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição. Bons estudos =)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!