Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Atualização de sitemap no Google Search Console

Olá, tudo bem? Seguinte: Estou usando o meu blog como "cobaia" para colocar em prática o que estou aprendendo no curso de SEO. (https://www.perdidanabiblioteca.com.br/) Eu já tinha um sitemap que o próprio google na época mandou fazer pelo atom. Ele consta no google search console como funcionando desde 2020 e com 151 páginas indexadas. Print da tela do google search console mostrando quantas páginas não foram indexadasPorém ele aponta que tem 1.3 mil páginas não indexadas, ou seja, eu teria que corrigir esses erros atualizando o sitemap. Mas, ao clicar em abrir sitemap no console, ela aparece uma página com zilhões de códigos que eu não consigo identificar onde termina e onde acaba (sendo bem sincera). Print da tela do google serach console informando as páginas não indexadas

  1. Eu consigo atualizar o sitemap pelo google search console, ou não? Preciso criar um arquivo todo novo do zero?
  2. Eu assisti o módulo antigo e o atualizado. No antigo, tem o código de como criar um sitemap, mas como trata-se de um blog de 10 anos, tem muitoooooos links. Imagino que se fosse um site tipo Amazon, seria o mesmo problema: como atualizar um sitemap com milhões de páginas como a Amazon e meu blog sem ser na base do Ctrl C + Ctrl-V?

Obs: Eu acho que os dois cursos deveriam ser mesclados. Porque essa parte mais técnica de sitemap... robô.txt e tal, eu só fui encontrar no curso antigo. #ficaadica

Obrigada pela ajuda e desculpe pela pergunta. Mas tô tentando fazer as coisas na prática mesmo. rsrs

2 respostas

Natália bom dia!

Neste caso você não precisa alterar o sitemap, o que você precisa é trabalhar nos apontamentos que podem ser tratados.

No caso de página com redirecionamento não há o que fazer se o redirecionamento está funcionando certinho.

Seus conteúdos que o google está identificando como cópia é um poto a ser verificado, se o texto está muito igual ao da sua fonte.

Caso você queira mandar reindexar, clica em um dos tópicos. Ex: "Rastreada mas não indexada" e na página seguinte mande executar novamente a validação.

solução!

Olá, Natália! Tudo bem?

Entendo que você está usando o seu blog como uma forma de colocar em prática o que está aprendendo no curso de SEO. É ótimo ver que você está se dedicando!

Quanto à sua primeira pergunta, sim, você pode atualizar o sitemap pelo Google Search Console. Não é necessário criar um arquivo novo do zero. Você pode fazer as alterações necessárias no sitemap atual e, em seguida, enviá-lo novamente pelo Search Console. Dessa forma, o Google irá rastrear e indexar as páginas corretamente.

Quanto à sua segunda pergunta, realmente, se o seu blog possui muitas páginas, atualizar o sitemap manualmente pode ser um desafio. No caso de sites grandes, como a Amazon, é comum utilizar ferramentas automatizadas para criar e atualizar o sitemap. Existem várias opções disponíveis, como plugins para CMSs populares ou ferramentas online. Essas ferramentas podem ajudar a gerar o sitemap de forma mais eficiente, sem a necessidade de copiar e colar manualmente cada link. Se seu site foi criado dentro de uma CMS como Wordpress, essa atualização pode ser feita de forma automática.

Quanto à sua observação sobre mesclar os dois cursos, entendo a sua sugestão. É importante que os cursos abordem tanto os aspectos técnicos quanto as práticas mais avançadas, como sitemap e robots.txt. Vou repassar a sua sugestão para a equipe responsável.

Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software