Está correto? Estou na dúvida pois quando eu "ativo" a venv, ele não aparece no terminal o nome dela antes do caminho dos arquivos, mas consta que o comando foi executado
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Está correto? Estou na dúvida pois quando eu "ativo" a venv, ele não aparece no terminal o nome dela antes do caminho dos arquivos, mas consta que o comando foi executado
Oi, Thiago.
Pela imagem, você está utilizando o terminal Git Bash (indicado pelo "MINGW64") dentro do Windows. O comando que você digitou termina em .bat, que é destinado ao Prompt de Comando (CMD) tradicional do Windows.
Arquivos .bat são scripts para o CMD. Quando executados no Git Bash, eles podem rodar mas não conseguem alterar as variáveis de ambiente da sessão atual do Bash para ativar a venv corretamente. Por isso o nome não apareceu.
Para o terminal que você está usando, o comando correto utiliza o arquivo activate (sem extensão) ou o comando source. Tente digitar:
source venv/Scripts/activate
Se, após rodar o comando acima, o nome ainda não aparecer, você pode verificar de forma técnica se o Python que está sendo usado é o do ambiente virtual. Digite:
which python
/c/Users/.../AVD/venv/Scripts/python, o ambiente está ativo./c/Python312/python, ele não está ativo.O VS Code consegue automatizar isso. Se você clicar no canto inferior direito onde aparece a versão do Python ou abrir a Paleta de Comandos (Ctrl + Shift + P), digitar "Python: Select Interpreter" e escolher o executável que está dentro da pasta venv, o próprio VS Code passará a ativar o ambiente automaticamente sempre que você abrir um novo terminal.
Espero ter ajudado.