1
resposta

[Dúvida] Atalho ''! + enter'' e snippets

Olá, boa noite a todos!

Quando eu selecionei o atalho da aula, que é o ! + enter, o código que aparece para mim é completamente diferente do código do instrutor, segue abaixo:

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
    <title>Document</title>
</head>
<body>
    
</body>
</html>

Após pesquisar uma solução no forum para evitar ter que ficar digitando essa sintaxe, me deparei com uma função chamada ''Snippets'' assim, criei a minha snippet baseada no código da aula, usando o prefixo' 'html'' para chama-la, ficando da seguinte forma:

<!DOCTYPE html>
<html lang="en">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="IE=edge">
    <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
    <title></title>
</head>
<body>
    
</body>
</html>

Dúvida 1: Essa sintaxe mostrada na aula, é padrão? digo principalmente em relação as informações nas tags metas, por padrão, sempre devem ser essas 3?

Dúvida 2 : Não há como eu usar esse codigo para ser chamado com o atalho usado na aula, (! + enter) ou toda vez que for chamar a sintaxe básica do HTML, sempre tenho que chamar pelo prefixo que eu criei através do snippet?

Dúvida 3: Há alguma explicação do por que o meu código retornado ter sido esse aparentemente ''incompleto''?

Desde já, agradeço a atençao. Obrigado!!

1 resposta

Olá Halysson!

Vamos às suas dúvidas sobre o atalho ! + enter e os snippets no HTML, vou dividir em partes:

Dúvida 1: A sintaxe mostrada na aula é um padrão bastante comum quando se inicia um documento HTML, especialmente quando se utiliza o Emmet, uma ferramenta de produtividade para desenvolvedores web. As três tags <meta> que você mencionou são usadas frequentemente para garantir que o documento seja exibido corretamente em diferentes navegadores e dispositivos. No entanto, nem sempre todas são estritamente necessárias. Por exemplo, a tag <meta http-equiv="X-UA-Compatible"> é mais relevante para compatibilidade com versões antigas do Internet Explorer, esta é a mais recente atualização do Vscode, que padroniza esse comando. Ele não considera mais necessário ter essa tag meta, o que de fato está se tornando obsoleto.

Dúvida 2: O atalho ! + enter é uma funcionalidade do Emmet e gera automaticamente a estrutura básica de um documento HTML. Se você deseja usar uma estrutura personalizada frequentemente, criar um snippet personalizado é uma excelente ideia. Infelizmente, você não pode alterar o comportamento padrão do atalho ! + enter para chamar seu próprio snippet diretamente, mas você pode facilmente invocar seu snippet personalizado usando o prefixo que definiu (html no seu caso).

Dúvida 3: Não é nada demais, acontece que na aula ainda utiliza um padrão mais antigo, onde o Vscode via necessidade de utilizar essa tag meta do Internet Explorer, mas atualmente está obsoleto e acabou mudando, para o mesmo modo que o seu, em resumo não se preocupe não vai fazer nenhuma diferença no seu código.

Reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!