não sei nada de linux, sou usuário windows. o professor criou uma VM Linux, estou perdido. Posso criar essa VM windows ou tem que ser linux.
ps. estou falando de estudo do curso, não de uma aplicação real
não sei nada de linux, sou usuário windows. o professor criou uma VM Linux, estou perdido. Posso criar essa VM windows ou tem que ser linux.
ps. estou falando de estudo do curso, não de uma aplicação real
Oi Salvador!
Entendo sua preocupação, especialmente se você está mais familiarizado com o Windows. No curso, o professor optou por usar uma VM Linux porque muitas das ferramentas e comandos utilizados em ambientes de nuvem são mais comuns ou nativos no Linux. Isso não significa que você não possa usar uma VM Windows, mas pode ser que você encontre algumas diferenças nos comandos e na configuração.
Para a aula específica de conexão via SSH, o processo é um pouco diferente no Windows. No Linux e no Mac, você usa o terminal integrado para gerar chaves SSH e se conectar à VM. No Windows, você pode usar ferramentas como o PuTTY para fazer a conexão SSH. Vou te dar um passo a passo básico para gerar chaves SSH e conectar-se a uma VM Linux usando o Windows:
Gerar Chaves SSH no Windows:
Adicionar a Chave Pública à VM no Google Cloud:
Conectar-se à VM usando PuTTY:
Bons estudos!