Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Aspas no appJS e no HTML

Eu havia entendido que a gente bota entre aspas aquilo que for texto. Em se tratando de HTML, as aspas são usadas para indicar "locais"? (não sei como são chamados). Por exemplo: no JS, se eu coloco alert ou prompt, devo colocar aspas pra indicar texto. Quando vejo os códigos no HTML vejo que tem muita coisa entre aspas que não é texto... e quando uso o document.querySelector() no appJS, o conteúdos dos parênteses vêm com aspas, o que me deixou confuso, pois eu tinha a sensação que deveria ser sem, já que não é texto... acho que é mais uma dúvida conceitual, afinal no fim das contas eu teria de aceitar como o código deve ser escrito, só queria tentar entender a lógica por trás.

1 resposta
solução!

Oi, Júlio! Como vai?

Sua dúvida é muito válida e é ótimo que você esteja buscando entender o porquê das coisas, e não apenas decorar a forma de escrever.

Vamos por partes:

– No JavaScript, você usa aspas para indicar que está passando um texto (string) como valor. Por exemplo:'Olá, mundo!' ou "Digite um número:".

– Quando você usa document.querySelector("h1"), o que está passando como texto é o seletor CSS que o JavaScript vai procurar no HTML. Apesar de não ser um texto para o usuário, continua sendo uma string que indica o que buscar — por isso vai entre aspas.

– Já no HTML, as aspas são usadas para definir valores de atributos, como o id, class, type, etc. Veja:

<input type="text" id="meuCampo">

Nesse exemplo, o navegador entende que o atributo type tem como valor o texto "text", e o atributo id tem como valor "meuCampo". Por isso, mesmo que não apareçam para o usuário, são considerados textos dentro do HTML.

Então resumindo:Você coloca aspas sempre que estiver passando um valor textual, mesmo que esse texto não vá aparecer na tela. Seja um nome de classe, id, ou seletor CSS, continua sendo uma informação escrita e lida como texto pelo navegador ou pelo JavaScript.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!