1
resposta

[Dúvida] As tabelas sumiram e não sei como resolver

Olá! Eu abri o MySQL e as tabelas, inclusive as que já estão no MySQL por padrão, sumiram. O seguinte erro apareceu na tela: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Daí, eu fui para as configurações para ver o que tinha de errado. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Cliquei na opção "Test Connection" e apareceu uma mensagem afirmando que o localhost:3306 não foi encontrado: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Simplesmente parece que o MySQL perdeu a conexão com o server do projeto. Não sei como posso encontrá-lo.

E depois que fechei as configurações, mais uma mensagem apareceu.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oii, Geovana! Tudo bom?

Todos os erros retornados estão impedindo que o MySQL Workbench se conecte com o servidor MySQL. É possível que o serviço do servidor MySQL não esteja em execução no Serviço do Windows.

Vamos reparar isso, fazendo o seguinte:

• Pressione Win + R, na janela que abrir, digite services.msc e clique em OK.
  • Abrirá a aba de Serviços, procure pelo MySQL80 ( igual está mostrando no seu 2° print no campo "Windows Service Name").
  • Veja o Status da ferramenta, se estiver interrompido, cliquei com o botão direito do mouse para iniciá-lo.
  • Se estiver Em execução, repare-o clicando em Reiniciar.

E para deixar o serviço configurada para iniciar automaticamente, siga os passos abaixo:

• Clique com o botão direito do mouse no serviço, seleciona Propriedadese, em Tipo de inicialização.
  • Deixe definido como Automático para que ele possa iniciar junto com o Windows.

Agora vamos verificar a posta localhost:3306:

• Abra a pasta de configurações encontre o arquivo my.ini, localizado na sua pasta: C:\ProgramData\MySQL\MySQL Server 8.0\my.ini. Como mostra no seu 2° print no campo Configuration file.
  • Procure a seção mysqld e verifique a configuração da porta que deve ser 3306, altere se for necessário.

Feito isso, volte ao MySQL Workbench, abra as configurações de conexão, clique em Testar conexão e observe se a ferramenta funciona como esperado.

Espero que dê certo, qualquer dúvida conte conosco para te ajudar.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!