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[Dúvida] As dúvidas sobre a velocidade da RaqueteOponente ainda continuam.

Apesar de sua resposta em outro fórum, ainda fica a dúvida de porque que utilizamos esses valores dessa forma (para calcular a posição da blinha). velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - comprimentoRaquete /2 -30

Sei que precisamos usar a posição y da bolinha para o ponente poder ficar em uma posição parecida... mas o que significa subtrair a posição y da bolinha com a posição y da raqueteOponente? Porque que essa subtração faz a raquete se mover de acordo com a bolinha? e depois, qual a relação da largura da raquete /2 -30? porque escolheram esse valor para trazer o delay?

também não entendi se é largura ou altura, pois no vídeo, lembro que foi dito comprimentoRaquete (que imaginio ser a largura) e no texto abaixo do vídeo foi dito altura da raquete.

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Nossa, já descobriu como corrigir? Eu também gostaria de aprender essa.

oi Kelvin!

Vc est a falar do eixo y, e o comprimento neste caso é a altura da raquete. Perceba, que durante a aula, o instrutor, usa o braço como exemplo, falando do comprimento!! E divide por 2 e ainda subtrai 30 !!!!!! A largura é que é 5. Se a raquete tem 90 de altura, vc divide por 2 = 45. Então 45 - 30 = 15.

15 seria a área em que a bolinha vai fazer colisão com a raquete, o que sobra de yRaquete para colisão. Esta matemática, foi feita para que o oponente cometa erros, sim é um delay ,por isso a bolinha bate bem no canto da raquete dele. Então, mexendo na velocidade da bolinha, vc consegue pontuar. Como vc pode observar no jogo o yRaqueteOponente segue o yBolinha, se a bolinha desce a raquete desce, e vice-versa. Imagine a raquete atuando 100% em relação a bolinha, nunca iriamos fazer pontos no oponente! Por isso, foi criado essa digamos "delay", meio que uma maneira de "burlar" o acompanhamento da raquete com a bolinha, para que possamos fazer pontos.

Espero ter ajudado. Bons estudos!!!