Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Árvore de Oportunidades

Ao ser apresentado a Árvore de Oportunidades durante o curso "Product Design: realizando o processo de Product Discovery", me pareceu que há grandes semelhanças entre ela e o Design Thinking.

Fiquei com a impressão que ambas as abordagens começam com a identificação e a compreensão do problema ou oportunidade, seguida da geração de ideias e a avaliação para determinar a melhor solução ou oportunidade e por fim, ambas as abordagens enfatizam a importância de testar e iterar as soluções desenvolvidas.

No meu entendimento, o Design Thinking tem uma ênfase maior na compreensão das necessidades do usuário e no desenvolvimento de soluções centradas no usuário, enquanto a Árvore de Oportunidades tem uma ênfase maior na avaliação de viabilidade de negócios e implementação. É isso?

Se sim, me parce que as funções do UX Designer e do Product Designer possuem uma interseção enorme, não é?

1 resposta
solução!

Olá, William! Como está? Espero que esteja bem!!

Ótima pergunta! De fato, há semelhanças entre a Árvore de Oportunidades e o Design Thinking.

No entanto, existem algumas diferenças importantes entre elas. O Design Thinking busca entender profundamente as necessidades, desejos e comportamentos das pessoas usuárias para criar produtos ou serviços que atendam às suas demandas, sendo assim uma abordagem mais ampla e flexível para a resolução de problemas. Por outro lado, a Árvore de Oportunidades busca identificar oportunidades de negócio e avaliar se são viáveis e sustentáveis, sendo, dessa maneira, uma ferramenta específica de análise.

Quanto à interseção entre as funções do UX Designer e do Product Designer, é verdade que há uma grande sobreposição entre elas. As pessoas profissionais de ambas as áreas estão envolvidas no processo de criação de produtos ou serviços centrados em usuários e usuárias. No entanto, suas áreas de atuação podem variar um pouco. UX Designers geralmente se concentram mais na experiência da pessoa usuária, enquanto Product Designers podem ter uma visão mais ampla, abrangendo aspectos como estratégia de negócios, viabilidade técnica e implementação. Além disso, as fronteiras entre as funções podem ser fluidas e variar dependendo da empresa e do contexto específico.

Se tiver dúvidas, estou à disposição, ok?

Grande abraço e até mais!!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!