Há algum lugar em que eu possa achar uma gama de recomendações de artigos e livros para que eu possa aprofundar/reforçar no tema deste curso?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Há algum lugar em que eu possa achar uma gama de recomendações de artigos e livros para que eu possa aprofundar/reforçar no tema deste curso?
Olá, Marcos!
Compreendo seu interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre a arquitetura de computadores. Aqui estão algumas recomendações que podem ser úteis:
"Computer Organization and Design: The Hardware/Software Interface" de David A. Patterson e John L. Hennessy. Este é um livro clássico e muito respeitado na área.
"Computer Architecture: A Quantitative Approach" também de Patterson e Hennessy. Este é um pouco mais avançado e aprofundado.
"Modern Operating Systems" de Andrew S. Tanenbaum. Este livro não é estritamente sobre arquitetura de computadores, mas fornece uma visão muito boa de como os sistemas operacionais interagem com a arquitetura do computador.
"The Elements of Computing Systems: Building a Modern Computer from First Principles" de Noam Nisan e Shimon Schocken. Este livro é um pouco diferente, pois leva você a construir um computador do zero.
Esses livros, comumente classificados como clássicos na área, possuem edições disponíveis também em português.
Além disso, você pode encontrar muitos artigos acadêmicos sobre o assunto em bases de dados como IEEE Xplore, ACM Digital Library e Google Scholar.
Bons estudos!