Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Dúvida] arquivos css

ao longo do curso foi se reaproveitando o style.css e utilizado ele para todas as paginas, mas para eu nao ficar confuso, acabei divindo em 4: 1 para o home, 1 para produtos, 1 para contato e 1 para o cabeçalho e rodapé que são usados em todas as paginas. tem problema utilizar um css focado em cada pagina ou é interessante usa apenas um para todas mesmo que fique com bastante conteúdo? eu separei pois fiquei com medo de me confundir na hora de usar as tags para fazer o css e acabar usando a mesma estilização para várias tags...

4 respostas
solução!

E ai, Thiago! Essa pergunta é muito interessante e sempre gera muitas discussões. Mas o fato é que não existe uma regra. Cada cérebro funciona de uma maneira diferente e existem várias técnicas e boas práticas que pode se adquirir com o tempo.

Em um projeto pequeno você provavelmente irá se adaptar fácil a usar apenas um arquivo CSS; com um projeto bem pensado e estruturado desde o início, isso economiza tempo e deixa o código mais prático. Mas talvez você ache mais interessante usar um arquivo CSS diferente pra cada página em um projeto mais complexo, isso pode economizar tempo para carregar a página.

Então, sempre vai depender muito. Mas pode ficar tranquilo que com o tempo você vai ficar fera em decidir isso! Espero ter ajudado!

Fala Thiago tudo certinho?

É bem isso que o Elias falou cara, só gostaria de acrescentar uma coisa que talvez te interesse: Design Pattern! Se você vai usar várias páginas que possuem mais ou menos a mesma estrutura, vale a pena usar a mesma referência de arquivo CSS, não só por organização mas também por peso, mas o que vai ser o maior fator para decidir isso é a arquitetura que foi planejada para o seu software.

Como foi dito, em um projeto pequeno, um arquivo CSS provavelmente já dará conta, agora em um projeto maior precisa-se de uma organização melhor, até para ficar fácil de fazer manutenção!

Quando chegar o momento de você pegar projetos maiores você vai ver como isso faz uma grande diferença, mas em projetos pequenos é tranquilo cara!

Abraços e bons estudos ;)

Boa Tarde, Elias e Gustavo. Obrigado pelo feedback, pois eu estava um pouco preocupado pois preferi separar pois achei que poderia ter conflitos entre os css e acabar mudando coisas indesejáveis no meu site, mas realmente pensei em juntar em apenas um como feito pelo professor na aula e deixar tudo organizado.

Mas como é o meu primeiro projeto em html e css eu preferi separar pra entender bem como cada função funciona e deixar bem organizado e funcional. Mas entendi perfeitamente a utiliação dessas 2 situações. Vou pensar em alguma coisa pra criar um outro projeto pra treinar o que aprendi e tambem treinar essa situação de ter o css em apenas um arquivo para deixá-lo sempre organizado.

Depois de algumas aulas assistidas eu passei a usar comentários pra separar algumas partes como por exemplo utilizar o comentário para destacar que uma parte especifica do css é referente ao cabeçalho, assim ficando mais facil pra localizar algo que eu queira alterar. Acredito que seja bem util, muito obrigado pela ajuda. :)

Falando sobre o CSS da página index, fiquei confusa, pois não há as informações do cabeçalho e nem do rodapé. Será que vamos ver essa questão mais para frente? Observei que ele só atualizou o "href",o cabeçalho e o rodapé e já entrou na formatação correta.

Já fiz mil vezes a mesma coisa que ele fez, e o meu ficou todo desconfigurado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software