Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dúvida - Arquivo Xml não detectado

Olá Instrutor!
Estou com a versão mais recente do Power BI ( maio de 2026) que esta com um caminho diferente para importar dados. Fiz a extração do arquivo zip para uma pasta nos meus documentos, porém ao importar o arquivo Xml para o Power BI o mesmo não foi reconhecido. Pesquisei na IA que me deu várias causas para isso e como alternativa a seguinte:

Se não aparecer nada

Tente abrir o arquivo no Excel primeiro. O Excel costuma organizar o XML em tabela.

Depois salve como .xlsx e importe esse arquivo no Power BI.
Seguindo esta orientação consegui importar o arquivo para o Power BI.

Poderia me informar se tem outras maneiras e o motivo do Power BI não tem detectado o arquivo?
Novo caminho de importar dados no meu Power BI esta assim.
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Oi, Neusa! Tudo bem?

Pelo seu print, me parece que você está utilizando o Power BI Service, que é a versão online do Power BI. Para acompanhar o curso corretamente, é necessário utilizar a versão Desktop da ferramenta.

Por isso, peço que baixe o Power BI Desktop pelo link abaixo:

Depois da instalação, tente seguir a aula novamente pela versão Desktop. Caso ainda tenha alguma dificuldade, é só compartilhar aqui neste tópico.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá Monalisa! Como vai?
Obrigada pelo retorno!
Eu estou usando o Power BI desktop, mas agora não sei o que aconteceu. Desde final de abril que não abria o meu Power BI. Quando fui realizar as atividades do módulo 7 me apareceu esta nova janela para importar os dados. Vou fazer uma pesquisa para ver o que pôde ter acontecido.
Inclusive tenho outra dúvida: tenho conta corporativa e sempre publiquei com link público na Web(para estudos), mas agora com as novas atualizações gostaria de saber se preciso pagar a versão Pró para publicar ou consigo continuar publicando de forma gratuita?
Segue a imagem do meu Power BI desktop.
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

solução!

Oi, Neusa!

Pelo seu print, me parece que você conseguiu importar os dados XML, correto?

Quanto à sua dúvida sobre a publicação do relatório, infelizmente as políticas da Microsoft têm ficado mais rígidas. Antes, era possível utilizar alguns recursos com contas corporativas criadas gratuitamente. Caso esse seja o seu cenário, o acesso ao Power BI Service pode estar indisponível e/ou alguns recursos tenham ficado restrito ao uso de licenças pagas, incluindo a publicação de relatórios.

Espero ter esclarecido.

Abraços!