Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Arquivo jsconfig.json não está funcionando?

Na aula anterior criamos um arquivo jsconfig.json que deve ser criado na pasta principal do arquivo react.

{
    "compilerOptions": {
        "baseUrl": "src"
    },
    "include": [
        "src"
    ]
}

Pelo que eu entendi, ele deveria facilitar a importação indicando o caminho para os arquivos sempre a partir da pasta src. Quando eu uso o autocomplete para fazer as importações ele importa da seguinte maneira:

import Inicio from "pages/Inicio";

e na página dá erro de importação sugerindo que a importação seja feita a partir de import Inicio from "./pages/Inicio";. Quando eu altero ele importa certo e quando eu não uso o arquivo jsconfig.json ele já importa automaticamente utilizando "./pages/Inicio".

Queria saber o que pode ter de errado para ele não estar fazendo a importação com o caminho correto, sendo que em outro curso da formação foi utilizado exatamente o mesmo arquivo e a importação dava certo sem ter que alterar manualmente o caminho.

1 resposta
solução!

Olá Dara!

Pelo que entendi, você está com um problema na importação dos arquivos em seu projeto React, mesmo tendo criado o arquivo jsconfig.json na pasta principal.

O arquivo jsconfig.json é utilizado para configurar o ambiente de desenvolvimento do seu projeto e facilitar a importação de arquivos, definindo um caminho base a partir do qual as importações serão feitas. No seu caso, você configurou o caminho base como "src".

No entanto, ao utilizar o autocomplete para fazer as importações, o caminho sugerido não está correto e está gerando erros de importação. Quando você altera manualmente o caminho para "./pages/Inicio", a importação é feita corretamente.

Existem algumas possibilidades para esse problema. Vou listar algumas sugestões que podem ajudar a resolver a questão:

  1. Verifique se o arquivo jsconfig.json está na pasta raiz do seu projeto e se a configuração está correta. Certifique-se de que o caminho base está apontando corretamente para a pasta "src".

  2. Verifique se a estrutura de pastas do seu projeto está correta. Certifique-se de que a pasta "pages" está dentro da pasta "src" e que o arquivo index.js está dentro da pasta "pages/Inicio".

  3. Verifique se você está importando corretamente o componente Inicio no arquivo onde está ocorrendo o erro de importação. Certifique-se de que está utilizando o caminho correto, como por exemplo import Inicio from "./pages/Inicio".

  4. Verifique se não existe algum problema de cache no seu ambiente de desenvolvimento. Tente reiniciar o servidor local e limpar o cache do navegador.

Essas são algumas sugestões que podem ajudar a resolver o problema. Caso nenhuma delas funcione, pode ser necessário analisar mais detalhes do seu projeto e do contexto em que o erro está ocorrendo.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software