Bom dia pessoal, notei que a API fica recebendo requests, para alimentar o gráfico do grafana, porém queria ver onde eu consigo configurar esse arquivo, não estou achando.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia pessoal, notei que a API fica recebendo requests, para alimentar o gráfico do grafana, porém queria ver onde eu consigo configurar esse arquivo, não estou achando.
Oi Matheus, tudo bem?
Desculpe a demora em retornar.
Parece que você está tentando encontrar o arquivo de configuração que permite ao Prometheus fazer solicitações à API para coletar métricas, certo?
O arquivo que você está procurando é provavelmente o 'prometheus.yml'. Este é o arquivo de configuração principal do Prometheus, onde você define as configurações de raspagem (scrape).
Aqui está um exemplo de como pode ser uma configuração de raspagem:
scrape_configs:
- job_name: 'nome_do_seu_job'
scrape_interval: 5s
static_configs:
- targets: ['<endereço_da_sua_api>:<porta>']
Neste exemplo, o Prometheus fará solicitações à API definida em 'targets' a cada 5 segundos (definido por 'scrape_interval').
Lembre-se de substituir '<endereço_da_sua_api>:' pelo endereço real da sua API.
Se você não encontrar este arquivo ou se ele estiver em um local diferente, verifique a linha de comando usada para iniciar o Prometheus, pois o caminho para o arquivo de configuração é geralmente especificado lá. Um abraço e bons estudos.