Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Arquitetura Utilizando Design System

Sou um dos programadores que costuma fugir quase sempre do CSS-IN-JS kk!

Mas referente ao curso de arquitetura consegui cruzar algumas informações que podem ser implementadas com o uso de SASS e de certa forma me fizeram acreditar que posso ter uma legibilidade melhor, como é o caso do uso de maps. Ex:

$font-weights: ("regular": 400, "medium": 500, "bold": 700)

Gostaria de saber se utilizar uma arquitetura envolvendo sass para a base de Theme e trabalhar com modules em componentes faz fugir muito a regra do Design System no ambiente do NextJS/React?

a ideia é ter um arquivo theme que me forneça os maps referentes ao design e sobre as importações de fonts e arquivos relacionados ao style. e ao utilizar modules fazemos um @import do theme.scss para utilizar os maps no projeto, e assim temos uma arquitetura parecida, mas separando o style.

1 resposta
solução!

Olá, Hernande! Tudo bem?

Entendo que você esteja buscando uma forma de melhorar a legibilidade do seu código CSS e, ao mesmo tempo, utilizar uma arquitetura de design system no ambiente do NextJS/React. Utilizar SASS para a base de Theme e trabalhar com modules em componentes é uma boa forma de alcançar esse objetivo.

Ao utilizar um arquivo theme que forneça os maps referentes ao design e importar esse arquivo em seus componentes, você estará seguindo uma arquitetura de design system que permite a reutilização de estilos em todo o seu projeto. Além disso, o uso de SASS pode ajudar a tornar o seu código mais legível e organizado.

No entanto, é importante lembrar que não existe uma única forma correta de implementar um design system em um projeto. Cada equipe pode ter suas próprias preferências e necessidades. O importante é seguir as boas práticas de desenvolvimento e garantir que o seu código seja legível e fácil de manter.

Espero ter ajudado e bons estudos!