Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida arquitetura http

navegador solicita por get aquilo que ele quer renderizar (request) logo em seguida o servidor frontend envia uma response com o que foi solicitado, e caso o usuário queira armazenar informações, manipular ou seja la o que for, o navegador enviar uma solicitação para o backend, pois o responsável pelos dados sejá la qual for, é o backend/banco de dados, a arquitetura mostrada no video é apenas da forma http funcionar, porém não é um fluxo obrigatório entre navegador / frontend / backend, algo do que eu disse está errado? agradeço a atenção desde já !

(a dúvida em si é mais no sentido de que o fluxo pode mudar muito com base nas regras de negócio? ou sempre será dessa mesma forma o funcionamento do http?, por exemplo, se tiver alguma regra que o navegador/usuário precise preencher algumas informações para renderizar algo do front, então será uma requisição que irá passar pelo front e pelo back?)

Arquitetura apresentada na video aula sobre http

1 resposta
solução!

Oi, Robert! Tudo bem?

O fluxo descrito é uma forma comum de como o HTTP funciona, mas não é obrigatório, pois o HTTP é um protocolo flexível e pode ser adaptado de acordo com as necessidades de cada aplicação.

Por exemplo, se o navegador precisar preencher informações para renderizar algo no frontend, é possível que uma requisição seja enviada para o frontend e, em seguida, para o backend para processar essas informações. Isso pode acontecer em casos como formulários ou páginas que exigem autenticação.

No entanto, dependendo das regras de negócio, o fluxo pode ser diferente. Cada aplicação pode ter suas próprias regras e requisitos específicos. Por exemplo, em um sistema de e-commerce, quando um cliente adiciona um item ao carrinho, a requisição pode ser enviada diretamente para o backend, sem passar pelo frontend.

Portanto, é importante entender que o fluxo de comunicação no HTTP pode variar de acordo com as necessidades e regras de cada aplicação. Não existe uma única forma correta de como o HTTP deve funcionar.

Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software