Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida: Arquitetura da Informação

Olá! Seria possível disponibilizar dois exemplos sobre Arquitetura da Informação um de site bem estruturado e outro desorganizado para compreender na prática essa temática?

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta
solução!

Bom dia!

Basicamente, todos os sites que vemos hoje já estão minimamente organizados, pois a organização faz parte da arquitetura da informação. Então muitas pessoas já cumprem os propósitos da ontologia, taxonomia e coreografia, mesmo sem conhecerem estes termos. Claro que sempre vamos encontrar possíveis melhorias, mas no geral é raro encontrar um site desprovido minimamente de organização.

Um exemplo de site ruim e que posso demonstrar, está em um artigo da Hostinger sobre o que evitar em um site. Aqui vale destacar que estou falando de um exemplo apresentado dentro do artigo, pois o site da Hostinger está bem organizado. O item 8 (https://www.hostinger.com/br/tutoriais/exemplos-de-sites-ruins#8_Layout_de_pagina_desorganizado) fala a respeito de desorganização e a imagem demonstra um site com ausência de Arquitetura da Informação.

A respeito de sites organizados, você pode observar os menus, a clareza dos rótulos (os nomes das seções) e como os links estão agrupados de forma lógica e intuitiva.

Um ótimo exemplo prático de boa Arquitetura da Informação é qualquer grande site de e-commerce (como Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza, etc.). Embora sejam gigantescos, eles são fáceis de navegar porque investem pesado nisso.