Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] ARG vs ENV

Entendi a diferença mas acredito que faltou algo mais. Por exemplo, entendi que o env pode ser modificado na hora de carregar o container, mas como fazemos isso?

Com o que vimos na aula pareceu um pouco sem sentido usar o env sendo que não precisamos altera-lo nesse projeto.

1 resposta
solução!

Olá, Luís! Entendo que a diferença entre ARG e ENV possa parecer um pouco confusa no início.

A instrução ARG é usada para definir variáveis que serão utilizadas apenas durante a construção (build) da imagem Docker. Ou seja, essas variáveis não estarão disponíveis quando o container for iniciado a partir dessa imagem.

Por outro lado, a instrução ENV é usada para definir variáveis de ambiente que estarão disponíveis durante a construção da imagem e também quando o container for iniciado. Isso significa que você pode alterar essas variáveis na hora de iniciar o container.

Para modificar uma variável de ambiente na hora de carregar o container, você pode usar a opção -e do comando docker run. Por exemplo, se você tem uma variável de ambiente chamada MEU_NOME definida na sua imagem Docker, você pode alterar o valor dela ao iniciar o container da seguinte forma:

docker run -e MEU_NOME=NovoValor minha_imagem

No exemplo acima, o valor da variável de ambiente MEU_NOME será NovoValor dentro do container.

Espero que isso esclareça um pouco mais a diferença entre ARG e ENV e como usar cada uma delas. Lembre-se que a escolha entre usar ARG ou ENV depende muito do caso de uso específico do seu projeto.

Espero ter ajudado e bons estudos!