3
respostas

[Dúvida] Arduino do zero ao jogo

Eu não entendi onde o cabo laranja 5v está ligado, oque na protobord?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Oi, Aguinaldo! Tudo bem?

Boa pergunta! O cabo laranja, que leva o 5V, está conectado diretamente na linha positiva (vermelha) da protoboard — lá na lateral esquerda do circuito. Esse barramento (linha) é usado para distribuir a alimentação de 5V para os componentes do circuito, como os LEDs, através dos resistores.

Ele sai da porta 5V do Arduino Uno (perto da porta GND) e vai para a linha vermelha da protoboard. Assim, qualquer componente que precisar de alimentação pode ser ligado a essa linha.

Os 5v não vem do computador,através do cabo? mas nesse caso ele não está ligando nada, se eu quiser ligar tenho de por a ligação nesse cabo preto e vermelho? obrigado por responder Vitória

Exatamente, os 5V podem vir do computador pelo cabo USB, mas isso só acontece se o dispositivo estiver ligado e o cabo estiver fornecendo energia.

Se você quer ligar algo externo (como um motor, LED, etc.), geralmente precisa conectar a alimentação usando os fios preto (terra/GND) e vermelho (+5V) corretamente no seu circuito.

Ou seja: • O cabo USB pode alimentar a placa Arduino com 5V. • Mas para alimentar outros componentes, você deve ligar o fio vermelho no pino +5V da placa e o preto no GND, formando o circuito.