3
respostas

[Dúvida] Apresentando erro ao executar o código

Olá!

Enquanto escrevia o que vi no vídeo, no momento em que dei run o terminal acusou "SyntaxError" conforme a imagem.

Não identifiquei o motivo de ter dado esse erro.

while (not acertou and not enforcou):

chute = input("Qual letra? ")

index = 0
        for letra in palavra_secreta:
            if (chute == letra):
                print("Encontrei a letra {} na posição {}".format(letra, index))
            index = index + 1

print("Jogando...")

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeEle só acusar isso no trecho print("Encontrei a letra {} na posição {}".format(letra, index)) que esta na linha 17 como mostra a imagem

OBS: Até copiei e colei o código que esta na plataforma, mas aconteceu a mesma coisa.

3 respostas

Bom, por algum acaso tentando resolver o problema, descobri que o culpado era "çã" do posição. Mas não entendo o porque de ele estar implicando com isso sé consta dentro de 'aspas simples' e dentro do print().

Se souberem me explicar o por quê disso ficaria agradecido.

Olá, Thiago!

O erro "SyntaxError" ocorre quando há um erro de sintaxe no seu código. No caso específico que você mencionou, o erro está na linha 17, onde você está utilizando a função print com a formatação de string utilizando .format().

Para corrigir esse erro, você precisa adicionar um par de chaves {} dentro da string para indicar onde os valores devem ser inseridos. Aqui está o trecho corrigido:

print("Encontrei a letra {} na posição {}".format(letra, index))

Dessa forma, o valor da variável letra será inserido na primeira chave {} e o valor da variável index será inserido na segunda chave {}.

Tenha certeza de que você está utilizando a versão correta do Python, pois a forma de formatação de strings pode variar entre as versões.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Como vai Lucas Ribeiro, tudo tranquilo?

Agradeço pela atenção!

Então, eu estou com o python atualizado certinho na minha maquina.O que não entendo é do porque ele estar implicando com os caracteres "ç e ã" que quando usamos em forma destrseja em um texto ou de outra forma geralmente é aceito.

Não somente o "ç e ã" qualquer outra palavra com acentuação ele está dando SyntaxError

Testei em outras partes do código, mas isso continua acontecendo.

Se olhar na imagem ele fala do UTF-8, também não sei se é configuração do pycharm que eu tenha que mexer agora.

Dei uma pesquisada mas não achei nada relevante sobre isso. Se souber de algo pode entrar em contato comigo por aqui ou email: thiagocxavier@outlook.com

Novamente te agradeço!