Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Dúvida] [Apresentação] Engenheiro na busca pelo Data Science

Fala pessoal, me chamo Renato e iniciei hoje minha matrícula na Alura. Sou formado em Engenharia Têxtil e atualmente administro uma fábrica e cosméticos no RS. Estou buscando aprimorar meus conhecimentos através da programação. Tive algum contato com html, css, C++ e R, porém me considero totalmente leigo nessa área.

Após conversar com alguns amigos programadores, montei o seguinte roadmap:

1º SQL 2º Python 3º BI 4º ML

Meu objetivo, por hora, é conseguir analisar os dados do ERP da empresa (dados em banco SQL e podem ser exportados em csv ou excel) para me ajudar a tomar decisões otimizadas para meu negócio.

Estou no caminho certo?

Alguém teria alguma outra sugestão ou melhoria para meu roadmap?

Desde já agradeço a oportunidade de participar dessa comunidade incrível e estou muito ansioso para começar os estudos e compartilhar meu progresso com vocês!

Feliz 2024!!

4 respostas

Opa, Renato! Como vai?

Seja bem-vindo à nossa comunidade Alura! Fico feliz em saber da sua empolgação para começar os estudos.

Seu roadmap está muito interessante. Acredito que, mudando a ordem, você possa tirar proveito do seu conhecimento mais rápido! SQL se integra muito bem com BI, principalmente no encadeamento do raciocínio. Já Python é o primeiro grande passo até chegar a ML.

Enquanto você estuda os primeiros comandos em SQL, recomendo que faça a formação Modelagem de dados. Nela, você verá a parte mais teórica por trás do funcionamento de um banco de dados - como os eventos da vida real se transformam em tabelas, como aplicar isso em SQL, teorias da álgebra relacional que fundamentam o SQL e como normalizar o banco de dados para evitar problemas.

Já para estudar os comandos, temos formações para os SGBDs Postgre, Oracle, MySQL e SQL Server.

Para começar em Business Intelligence, você pode se interessar pela formação Power BI ou BI com Excel.