Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?
Meu nome é Andre, tenho 42 anos. Essa semana comecei a estudar na Alura pois estou pensando em migrar para a área de Data Science. Estou gostando bastante das aulas.
Sou químico com doutorado na área de nanotecnologia e trabalhei os últimos 8 anos em projetos na área de engenharia mecânica principalmente analisando resultados de experimentos e análises químicas, físicas e mecânicas com foco em lubrificantes automotivos e ferroviários.
Sempre fui muito interessado em tecnologia e fiquei com vontade de aprender sobre automação e internet das coisas. Há pouco mais de 2 anos comprei um kit arduino e comecei a estudar por conta como programar em C. Meu objetivo era conseguir montar uma estufa automatizada. Aprendi a usar sensores para medir coisas como luminosidade, temperatura, pressão, umidade do solo, mandar informações para displays LCD, aprendi a usar reles para controlar iluminação, ventilação, controle de bombas de água etc. Com o arduino aprendi também usar bibliotecas, a plotar os gráficos e usar serial bluetooth para enviar dados para visualizar pelo celular etc. Quando pegava para programar o arduino ficava horas e horas, e não via o tempo passar, ia atrás de infos em fóruns e depois ficava tentando adaptar nos meus projetos.
No meio do ano passado acabou o meu projeto de pós doutorado e andei pensando em mudar de área um pouco. Então comecei a estudar Python para análise de dados com o objetivo de aprender como tratar volumes grandes de dados e tirar conclusões que não fossem tão óbvias.
*Gostaria de saber de vocês qual seria o mínimo que preciso aprender e o quanto preciso evoluir no curso para conseguir arrumar um emprego na área de Data Science como júnior? *
Gostaria também de ouvir sobre a experiência das pessoas que resolveram mudar para essa área e como foi que conseguiram o primeiro emprego
Desde já agradeço pela atenção de vocês!
Um abraço, AZ