1
resposta

[Dúvida] Aprender a aprender

A professora do curso de Aprender a Aprender, levantou um tópico que um gatilho anteccede um hábito. Eu quero criar o hábito de estudar. Mas eu tenho um gatilho que é a tristeza seguida da ansiedade, e esse gatilho potencializa o opoto do que eu gostaria que é a procastinação e por conseguinte a procastinação aumenta a minha dúvida sobre minha capacidade de constancia e aprendizado. Como posso superar esse gatilho negativo que apenas nutre o meu mal habito de não querer estudar...

1 resposta

Olá Maria, tudo bom?

Tenhos quase 20 anos de experiência em sala de aula, e vou te orientar da mesma maneira que faço com meus alunos de pré vestibulas, que costumam ter um relato bem parecido com o seu.

Para que aos poucos esses desânimo se torne ânimo e a ansiede se torne prazer, tenta seguir os passos a baixo:

  • compra um caderno novinho, de 1 matéria (não maior que isso para não gatilho de ansiedade);

  • escolha o que vc vai estudar (um assunto por vez, por causa do gatilho);

  • monte uma pequena agenda (uma folinha mesmo, do caderno - a primeira folha) da seguinte maneira:

          dia                              tempo
          
          1 (segunda)                 10 min
          2 (terça)                       10 min
          .
          .
          .
          mantém esse tempo por 1 semana.
          
          Na semana seguinte vc aumenta para 15min por dia.....
          
    
  • sempre que terminar o tempo PARE de estudar e passe uma marca texto sobre o dia CONCLUÍDO;

Essa pequena organização vai te dar um prazer enorme ao ver os dias sendo cumpridos com SUCESSO....

e conforme as semanas dorem passando e a ansiedade for diminuindo, vc vai aumentando o tempo de estudo....SEM PRESSA.

RESPEITE O SEU TEMPO para que vc possa curar essa ansiedade. Ok?

Espero ter ajudado.