Então, fiz alguns testes por aqui e não estou conseguindo encontrar o erro, mesmo substituindo os códigos que você mandou com um celular no modo dark, esse comportamento não está acontecendo.
Ao analisar o seu código, não identifiquei diretamente a lógica responsável pela verificação do modo dark. Geralmente, essa lógica é implementada no arquivo App.js ou em algum arquivo relacionado à configuração do tema do aplicativo. Portanto, para poder ajudá-lo de forma mais precisa, seria interessante verificar se existe algum outro trecho de código que esteja controlando o tema do aplicativo ou se o problema está ocorrendo em outro arquivo.
Caso você tenha feito alguma modificação no código original do aplicativo, verifique se as alterações não interferiram na lógica de detecção e aplicação do tema dark.
Uma possível solução para o problema seria restaurar o código original do App.js e garantir que todas as dependências necessárias estejam instaladas corretamente. Verifique também se você está utilizando alguma biblioteca ou pacote externo que possa estar interferindo no tema do aplicativo.
Além disso, certifique-se de que as configurações do seu dispositivo estejam corretas e que o modo dark esteja habilitado ou desabilitado de acordo com sua preferência.
Acredito que uma outra alternativa seria tentar colocar novamente a linha no App.js que verifica o estilo do aparelho se esta no modo dark e tentar alterar a funcionalidade dela sem apagar. Se conseguir fazer isso e subir o seu projeto inteiro funcionando no github e me mandar o link, eu consigo ajudar de forma mais rápida, assim posso testar por aqui o que de fato está acontecendo.
Caso o problema persista, uma alternativa seria utilizar alguma biblioteca ou pacote específico para lidar com temas e estilos no React Native, como o react-native-paper ou styled-components. Essas bibliotecas facilitam a implementação de temas e garantem uma melhor adaptação visual do aplicativo aos diferentes modos de estilo, deixando da forma que você quiser.
Eu espero que algumas dessas dicas tenham ajudado e estou no aguardo do envio do projeto no git.
Abraço e bons estudos!!