Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
15
respostas

Duvida após curso Web Service

Estou no curso Android Web Service III. Estou aprendendo bastante de como se relacionar com o Banco de dados. O app Agenda já vem com um Banco de Dados estruturado. Mas gostaria se saber como montar o Banco de dados em si para testar meu app? Qual seria o curso para adaptar meu projeto para um banco de dados específico? Precisaria ter conhecimento de MySQL, PHP? Onde hospedar? Posso criar uma banco de dados doméstico para testar meu app?

Desde já agradeço.

15 respostas

Fala ai Antonio, tudo bem ?

Cara é legal você conhecer em si sql, ai você pode escolher qualquer banco, seja mysql ou qualquer outra variação.

Além do banco, você vai precisar criar um servidor, que ficará responsável pelos webservices e acesso ao banco de dados, pode escolher qualquer linguagem pra isso, java, c#, php, ruby, js.

A parte de hospedagem, você tem diversas opções, existem gratuitas, mas não dão muito poder e tudo mais, e as pagas.

Qual a sequencia de curso que indicaria? Tem aqui na Alura?

Primeiro você precisaria saber qual a linguagem tu quer seguir, todas temos um fluxo parecido.

Oi Mateus, grato pela atenção.

Estou disposto a seguir a que você me indicar, pois, por falta de experiencia, não sei o caminho a seguir. Claro que gostaria de um caminho que não fosse tão longo e tão complicado, né. O mais importante é a funcionalidade. Qual você indicaria para um estudante seu?

Estava pensado em java, pois já tenho base, mas sei que a mais utilizada é PHP. Dai fica a dúvida.

Acho que a curva de aprendizado de java, em frameworks é bem tranquila, você vai precisar aprender JDBC, JPA e ai você pode partir e ver o curso de http e ai entrar no framework do spring

O André Chaves me indicou uma carreira utilizando Java, mas tenho minhas dúvidas, pois onde pesquiso utilizam PHP e Python. Qual a tua opinião?

Desculpe a ignorância.

Pois sei que, quando iniciar vou até o fim, com a ajuda de Deus, é claro.

Então, Mateus, qual os cursos que indicaria aqui na Alura? Me diz na sequencia hein.

Python é uma linguagem legal, bem usada no momento da ciência de dados, até existem frameworks web, mas não é o core da linguagem. PHP é bom também, existem bastantes frameworks, contudo, a linguagem ainda não é tão forte, no sentido de segurança, robustez quando comparada ao java, c# e algumas outras.

Me da um tutoria e me manda um sequencia dentro do arsenal que vocês tem aqui na Alura. Já agradecendo

Oh Mateus, muito obrigado mesmo! Vou seguir a sequencia que você esta indicando. Como não conheço ninguém da área. Sou usuário doméstico. Precisei de ajuda.

Só mais uma dúvida. Já abusando. Enquanto a estes cursos?

https://cursos.alura.com.br/career/desenvolvedor-java-junior-web

https://cursos.alura.com.br/career/desenvolvedor-java-web-enterprise

Seria um caminho mais rápido? Pois os que você me passou vou demorar 06 meses para concluir.

Ambas vão bem além do que você precisa e algumas não vão agregar o que você precisa.

Pra finalizar, caro colega.

Então seria aquela sequencia mesmo, na mesma ordem?

exatamente :D