Após fazer as configurações no firewall não consigo mais abrir o pfSense pelo ip 192.168.56.10 nem pelo ip recomendado na aula 172.100.1.10.
Após fazer as configurações no firewall não consigo mais abrir o pfSense pelo ip 192.168.56.10 nem pelo ip recomendado na aula 172.100.1.10.
Alguém teve algum problema parecido? após configurar todos as regras do firewall não consegui mais acessar pelo ip.
Oi Vinicius, tudo bem?
Desculpe a demora em retornar. Vi que você já finalizou o curso, mas irei te dar dicas do que pode ter acontecido.
Quando você configura regras de firewall, está definindo quais tipos de tráfego são permitidos e bloqueados em sua rede. É uma medida fundamental para proteger seus sistemas, mas às vezes, essas regras podem resultar em bloqueios indesejados. Vamos investigar algumas soluções para o problema que você está enfrentando:
É importante analisar cuidadosamente as regras que você configurou no seu firewall. Uma regra mal configurada pode bloquear o tráfego necessário para acessar o pfSense. No pfSense, você pode acessar o painel de controle via console ou SSH. Se possível, compartilhe conosco as regras que você criou para que possamos ajudar a identificar possíveis erros.
Regras de Acesso ao pfSense: Checa se as regras de firewall permitem o tráfego para os IPs do pfSense. Geralmente, as portas HTTP (80) e HTTPS (443) são usadas para acessar a interface web do pfSense. Um exemplo de regra no pfSense para permitir o acesso à interface web seria:
Action: Pass
Interface: WAN (ou a interface relevante)
Protocol: TCP
Source: Qualquer
Source Port: Qualquer
Destination: IP_do_PFSENSE
Destination Port: 80, 443
Possíveis Bloqueios de IP: Vê se o IP da máquina que você está usando para acessar o pfSense não foi acidentalmente bloqueado por uma regra de firewall. Certas tentativas de login incorretas podem fazer com que o firewall bloqueie temporariamente o acesso a partir desse IP.
Acesso Local: Vejase você ainda consegue acessar o pfSense a partir da própria máquina onde ele está instalado, utilizando o IP local (por exemplo, 127.0.0.1) ou o IP de sua interface interna. Isso ajudará a determinar se o problema é relacionado às configurações do firewall ou a algo mais.
Reinicie o pfSense: Após fazer alterações nas regras de firewall, pode ser necessário reiniciar o pfSense para que as configurações sejam aplicadas corretamente.
Sempre faça backup das configurações antes de realizar grandes mudanças, para que você possa voltar a um estado funcional se necessário.
Um abraço e bons estudos.