2
respostas

[Dúvida] Aplicação rodando no Windows acessando o Docker no WSL2 - Ubuntu

Olá, Por questões de pagamento de licença (no ambiente Windows, pode vir a ser pago) e performance (Docker rodando no Windows consume muita memória), estou tentando utilizar a seguinte configuração: . Rodar a aplicação Car-Service via IntelliJ no Windows (instalei o IntelliJ no WSL2 - Ubuntu, mas a performance ficou impraticável) e . Acessar o Docker e/ou containers que estão instalados no WSL2 - Ubuntu

Isto é possível ?

Desde já agradeço!

2 respostas

E aí! Beleza? Então, sim, você pode fazer isso. Se você tá querendo rodar a aplicação Car-Service via IntelliJ no Windows e quer usar o Docker no WSL2 - Ubuntu, é totalmente viável. A ideia é basicamente dividir as tarefas pra cada ambiente fazer o que sabe fazer melhor, sacou?

Quando você instala o IntelliJ no WSL2 - Ubuntu, às vezes rola uns problemas de performance mesmo. Então, se ficou impraticável, não tem problema, você pode rodar a aplicação direto no Windows e deixar o Docker no WSL2.

O que você precisa fazer é garantir que a comunicação entre os dois sistemas (Windows e WSL2) esteja rolando de boa. Normalmente, quando você instala o Docker no WSL2, ele cria uma ponte legal com o Windows. Aí, você consegue acessar os containers e usar o Docker como se estivesse no Ubuntu.

Muito Obrigado pelas informações!

E você saberia dizer o que devo fazer para que a aplicação no IntelliJ consiga acessar um docker que subi no WSL2 ? Apenas descobrir o IP e usá-lo ao invés do localhost ? Ou teria que fazer alguma outra coisa ?

Desde já agradeço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software