1
resposta

[Dúvida] Aplicação para o dia a dia

Olá
Tenho algumas dúvidas
Quero aproveitar esse curso ao máximo, mas tenho dificuldade na aplicacao que nao sao somente os exemplos do curso.
Trabalho no setor financeiro e cada vez mais tenho visto a necessidade de trazer processos com dados e IA na rotina, mas tenho dificuldade quando dentro da empresa nao tem um suporte com dados.
Quero aprender o curso pensando com cases que possam aplicar nas necessidades do mercado, nao sei se tem mais alguem com esse foco.

1 resposta

Olá, Luckas. Tudo bem?

É muito interessante o seu movimento de querer levar o pensamento computacional para o setor financeiro. Essa transição entre a teoria do curso e a prática no ambiente de trabalho costuma ser o ponto onde o aprendizado realmente se consolida.

Quando não há um suporte de dados estruturado na empresa, o pensamento computacional se torna seu maior aliado, pois ajuda a organizar processos antes mesmo de pensar em ferramentas complexas.

Alguns caminhos para aplicar os pilares do curso em cenários financeiros reais:

Decomposição em Processos Financeiros

A decomposição consiste em quebrar um problema grande em partes menores. No seu setor, você pode aplicar isso em:

• Conciliação Bancária: Em vez de olhar para o fechamento do mês como um todo, você quebra o processo em conferência de entradas, validação de taxas e verificação de saídas.
  • Análise de Crédito: Dividir a decisão de conceder crédito em pequenos critérios avaliativos (histórico, renda, garantias).

Reconhecimento de Padrões

Observe as tarefas que você repete todos os dias ou semanas.

• Identificação de Fraudes ou Erros: Perceber que determinados valores ou horários de transação fogem do comportamento padrão da carteira.
  • Previsão de Gastos: Identificar que certos custos fixos ou variáveis seguem uma sazonalidade específica.

Abstração e Automação

A abstração permite focar no que é importante e ignorar detalhes desnecessários.

• Relatórios Gerenciais: Em vez de lidar com planilhas de milhares de linhas, você define quais são os indicadores principais (KPIs) que realmente movem o negócio.
  • Criação de Algoritmos (Lógica): Mesmo sem uma equipe de TI, você pode desenhar o "passo a passo" de uma tarefa em um fluxograma. Isso facilita muito se um dia você decidir usar IA ou ferramentas de automação simples para executar essas etapas.

Dica para o mercado

O mercado financeiro valoriza quem consegue transformar dados brutos em decisões. Comece pequeno: escolha uma planilha que você preenche manualmente e tente desenhar a lógica de como os dados chegam até ela e para onde vão.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!