Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Aplicação de diferentes tipos de Inovação

Boa tarde!

Fiquei com uma dúvida que talvez seja apenas um tema de discussão. No meu entendimento, quando consideramos empresas de grande porte e já consolidadas no Mercado, o ideal (de maneira geral) é a aplicação de diferentes tipos de Inovação ou, pelo menos, da gestão desses tipos (considerando não haver garantia de inovação de fato).

A questão é que há possibilidade de que um conflito seja gerado, por isso ficam os questionamentos?

1. Existem tipos de Inovação conflitantes (aberta, fechada, incremental, radical, disruptiva)?
  2. Se não (item 1), o conflito gerado, em alguns casos (como valorizar mais o incremental+fechada ou o disruptiva+aberta), é uma falha de gestão?
  3. Se sim (item 2), quem deve e como identificar e corrigir essa falha?

Não sei se o fórum é exatamente para esse tipo de questionamento, mas considerando ser um objeto de estudo, entendo como uma dúvida.

2 respostas
solução!

Olá Natália :)

O fórum é um espaço de dúvidas, análises e principalmente, colaboração e discussão. Suas perguntas são muitos válidas, irei tentar te ajudar.

Na verdade, empresas de grande porte e já consolidadas no mercado precisam se preocupar não apenas em inovar, mas também em gerenciar diferentes tipos de inovação de forma eficaz e equilibrada.

Respondendo às suas perguntas:

1. Sim, existem tipos de inovação que podem entrar em conflito. Por exemplo, a inovação fechada, que é desenvolvida internamente, pode ser mais incremental e focada em melhorias graduais de produtos ou processos existentes, enquanto a inovação aberta pode ser mais disruptiva e radical, e se concentrar em ideias totalmente novas que vêm de fora da empresa. Portanto, é importante que as empresas gerenciem diferentes tipos de inovação de maneira equilibrada e alinhada aos seus objetivos estratégicos.
  2. Se houver um conflito entre diferentes tipos de inovação, pode ser uma falha de gestão. Uma abordagem de gestão de inovação eficaz deve levar em consideração tanto a inovação incremental quanto a inovação radical e as oportunidades de inovação fechada e aberta. Cada tipo de inovação tem seu lugar na estratégia geral da empresa e, portanto, precisa ser gerenciado de maneira adequada e equilibrada.
  3. A identificação e correção de uma falha de gestão na gestão da inovação deve ser realizada pelos líderes da empresa, como o CEO e outros executivos seniores. Eles devem garantir que haja um equilíbrio adequado entre os diferentes tipos de inovação e que a abordagem de gestão da inovação esteja alinhada aos objetivos estratégicos da empresa. A correção dessas falhas pode incluir mudanças na cultura da empresa, ajustes na estrutura organizacional e investimentos em diferentes tipos de inovação.

Muito obrigada, Yasmin. Confesso que meu raciocínio estava indo nessa linha mesmo.