Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] APK do aplicativo não funciona como deveria

Olá!

Estou desenvolvendo um projeto pessoal para testar e aprimorar meu conhecimentos em React Native. Utilizo nele o Expo, atualmente na SDK 48, e encontrei alguns problemas que não soube resolver e vim aqui pedir ajuda. Ao tentar buildar o APK da aplicação, encontrei o problema de o "expo build:android" ja não funcionar mais, inclusive aqui na Alura só temos um artigo que ensina como utilizar esse comando, mas ele já não funciona mais, seria ótimo ter um artigo atualizado ensinando como utilizar o "eas build", eu tive uma dificuldade e ainda estou tendo para lidar com ele kkkkkkkk. Após um tempo de lutar contra o eas build eu consegui gerar o APK e instala-lo, porém ai que começou tudo. Ao entrar na aplicação, um efeito de mola deveria ocorrer, assim como ocorre se voce rodar o projeto no Expo Go, mas no APK instalando não ocorre. A troca de tema da aplicação tambem não funciona, ela utiliza de armazenamento local com expo-sqlite, e a principal funcionalidade do aplicativo de guardar filmes, adicionar filmes, poder altera-los tambem não funciona, ao tentar adicionar um filme nada acontece. Eu pesquisei sobre e não consegui resolver o meu problema e vim aqui pra ver se um anjo me salva kkkkkkk.

Esse é o repositorio do projeto no github https://github.com/AbadeMTH/CoupleFilmList

1 resposta
solução!

Oi Matheus, tudo bem?

Primeiramente, parabéns por embarcar nessa jornada de aprendizado e aprimoramento utilizando a tecnologia Expo e o SDK 48. Entendo que você está enfrentando alguns problemas ao tentar construir o APK do seu aplicativo e ao lidar com o novo comando "eas build". Vou te ajudar a entender e resolver esses problemas da melhor forma possível.

Em relação à transição do "expo build:android" para o "eas build", é verdade que a plataforma Expo está em constante evolução e pode haver mudanças nos comandos e processos. O "eas build" é uma abordagem mais otimizada para construir e distribuir seus aplicativos. Vou te guiar brevemente sobre como utilizá-lo:

1. Instalação do eas-cli: Primeiro, você precisa ter o eas-cli instalado globalmente. Caso não tenha feito isso ainda, pode instalar utilizando o seguinte comando:
npm install -g eas-cli
  1. Configuração Inicial: Navegue até o diretório do seu projeto e execute o seguinte comando para configurar o eas:
eas init

Siga as instruções para configurar o eas no seu projeto.

1. Executando o Build: Para construir o APK, execute o seguinte comando:
eas build

Isso iniciará o processo de construção do aplicativo.

Agora, em relação aos problemas específicos que você mencionou no seu aplicativo, parece que existem algumas funcionalidades que não estão se comportando como esperado. O fato de que a animação de efeito de mola e outras funcionalidades não estão funcionando adequadamente no APK é algo que pode estar relacionado a várias causas.

Vou abordar cada um dos problemas que você mencionou:

1. Animação de Efeito de Mola: Se a animação de efeito de mola está funcionando corretamente quando você roda o projeto no Expo Go, mas não funciona no APK, pode ser devido a diferenças no ambiente de execução. Verifique se você está usando as bibliotecas corretas e se o código de animação está sendo invocado corretamente. Certifique-se também de não estar recebendo erros relacionados a essa funcionalidade no console do aplicativo quando rodado no modo APK.

2. Troca de Tema e Armazenamento Local: Se a troca de tema e as funcionalidades de armazenamento local não estão funcionando, pode haver um problema com a biblioteca expo-sqlite ou como você está utilizando o armazenamento local. Certifique-se de que está importando e utilizando corretamente a biblioteca. Verifique também se os dados estão sendo armazenados e recuperados corretamente do banco de dados.

3. Funcionalidades de Gerenciamento de Filmes: Se as funcionalidades de adicionar, guardar e alterar filmes não estão funcionando, você deve analisar o código envolvido nessas ações. Verifique se os eventos estão sendo tratados corretamente e se os dados estão sendo manipulados adequadamente. Verifique também se você está lidando corretamente com a interação do usuário e se não há erros que estejam bloqueando o comportamento esperado.

Espero que essas orientações sejam úteis na resolução dos problemas que você está enfrentando. Lembre-se de que a jornada de desenvolvimento está repleta de desafios, mas cada problema superado é uma oportunidade de aprendizado. Continue buscando conhecimento e explorando as melhores práticas para aprimorar suas habilidades em React Native.

Um abraço e bons estudos.