1
resposta

[Dúvida] API_KEY

Eu fiquei com uma dúvida. Normalmente, gosto de colocar meus códigos das aulas no GitHub. Porém, no caso dessa aula, não seria muito interessante colocar, pois iria aparecer minha API_KEY. Como posso colocar o código sem mostrar minha chave? Existe alguma maneira?

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Olá, tudo bem?

Uma prática comum para evitar expor a chave é utilizar variáveis de ambiente, como foi mostrado nesta aula.

No caso do Google Colab, você pode armazenar sua API_KEY com segurança usando o recurso de Secrets, que mantém os dados salvos apenas na sua conta, sem aparecer no código nem ser compartilhado publicamente.

1. No menu à esquerda do Colab, clique em “Secrets”.
    Adicione sua chave de API como um novo segredo, por exemplo, nomeando como Gemini_API_Key.

2. Use o seguinte código para importar e configurar sua chave de API sem expô-la diretamente no script:

import os
    from google.colab import userdata

# Obtenha a chave de API armazenada
    api_key = userdata.get('Gemini_API_Key')

# Configure a variável de ambiente
    os.environ['GOOGLE_API_KEY'] = api_key

3. Caso utilize outros métodos, como arquivos de configuração, lembre-se de adicionar esses arquivos ao .gitignore para que não sejam enviados ao GitHub.

Dessa forma, você mantém sua chave de API segura, mesmo ao compartilhar o código publicamente.

Espero ter ajudado e bons estudos!
Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!