1
resposta

[Dúvida] API Spring Boot travada

Boa tarde, estou trabalhando em um projeto onde minha api ao ser ligada tanto no meu pc como no servidor quando acesso ambas ela trava e preciso usar o shift + c para atualizar e as requisições serem executadas, e isso n deveria acontecer, queria saber oq poderia esta ocasionando esse problema ou oq poderia evitar esse problema, a aplicação e razoavelmente grande com varios cruds e models.

1 resposta

Olá Weverton, tudo bem?

Pode haver diferentes motivos que levam a essa travamento da sua API Spring Boot. Algumas possíveis causas são:

Sobrecarga do servidor: sua aplicação pode estar consumindo muitos recursos do servidor e causando lentidão ou travamentos. É importante avaliar se o servidor possui recursos suficientes para a execução da aplicação e se as configurações estão adequadas.

Problemas de concorrência: se a sua aplicação permite acesso concorrente a recursos compartilhados (como o acesso a um mesmo banco de dados), pode haver bloqueios e esperas excessivas que travam a aplicação.

Código ineficiente: se o código da sua aplicação possui processamentos pesados ou ineficientes, isso pode levar a travamentos e lentidões. É importante avaliar o código da aplicação e realizar otimizações quando necessário.

Problemas de rede: se a sua aplicação faz muitas requisições de rede, pode haver problemas de conexão que levem a travamentos. É importante avaliar a qualidade da rede e das conexões utilizadas.

Alguns passos que podem ajudar são:

Analisar os logs da aplicação para identificar eventuais erros ou exceções que podem estar causando o travamento.

Realizar testes de carga e avaliação de desempenho para identificar gargalos e pontos de melhoria na aplicação.

Utilizar ferramentas de monitoramento de sistema e de desempenho para identificar problemas em tempo real como VisualVM: https://visualvm.github.io/

Espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software