Boa tarde, eu estou com uma duvida.
como faço fazer testes na API e 2FA com boas praticas e seguras??
Obrigado!
Att, Julio
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa tarde, eu estou com uma duvida.
como faço fazer testes na API e 2FA com boas praticas e seguras??
Obrigado!
Att, Julio
Oi Julio, tudo bem?
Para testar uma API, você pode usar o Jest juntamente com uma biblioteca como o axios ou o fetch para fazer as requisições HTTP. Você pode criar testes para verificar se a API está retornando os dados corretos, se está lidando corretamente com erros, entre outros.
No caso do 2FA, a situação é um pouco mais complexa. Se o seu sistema de 2FA envia um código para o usuário (por exemplo, por SMS ou email), você pode ter uma versão de teste do seu sistema que sempre usa um código fixo. Assim, nos testes, você pode "simular" a entrada do código pelo usuário. Lembre-se de que essa versão de teste nunca deve ser usada em produção!
E, os testes devem ser independentes uns dos outros e devem ser capazes de serem executados em qualquer ordem. Então é importante, evitar usar dados de um teste em outro teste. Se você precisa de dados específicos para um teste, configure esses dados no próprio teste.
Espero ter ajudado.
Um abraço e bons estudos.