2
respostas

[Dúvida] Apache e MySQL não conecta

Boa noite, após o ultimo erro eu desinstalei o xampp e instalei de novo e surgiu um novo erro. Não consigo conectar nem no apache e nem no MySQL

Segue print

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

Olá, Luisa! Tudo ok contigo?

Primeiramente, é importante garantir que o XAMPP foi instalado corretamente. Verifique se você seguiu todas as etapas da instalação descritas na aula.

No registro de tela compartilhado, parece que tem um erro com o caminho do FilleZilla. Parece também que você tem dois XAMPP instalados em sua máquina, um no disco "C:" e outro em "documentos", pode ser esse o motivo do erro.

Verifique se quando você desinstalou o XAMPP, se ficou algum arquivo referente ao APP que não foi deletado, ou se você instalou ele duas vezes mesmo.

No caso no curso o professor usa o diretório padrão para a instalação. Que é no disco "C:", se você está começando agora e não tem projetos ainda na pasta "htdocs" do XAMPP, eu recomendaria que você desinstale o XAMPP e verifique também ao desinstalar, se não ficou nenhum arquivo ou pasta relacionado ao XAMPP para trás, e se tiver sobrado, então recomendo que exclua também, e depois tente instalar o XAMPP novamente.

Desinstalar o XAMPP e a pasta continuar lá no disco causa conflitos, e em alguns casos pode até impedir de instalar o XAMPP novamente, por isso tente fazer esse processo para ver se resolve.

Em seguida, instale tudo novamente e verifique se o Apache está funcionando corretamente, acessando a página http://localhost/dashboard no seu navegador. Se a página abrir corretamente, significa que o Apache está executando sem problemas.

Para testar o MySQL, clique no botão "Admin" correspondente a esse módulo no Painel de Controle do XAMPP. Isso abrirá a página phpMyAdmin no navegador. Se a página abrir corretamente nesse link http://localhost/phpmyadmin, significa que o MySQL está funcionando corretamente.

Se mesmo após essas verificações você ainda não conseguir conectar ao Apache e ao MySQL, pode ser necessário verificar se alguma outra aplicação está utilizando as portas padrão do XAMPP (80 para o Apache e 3306 para o MySQL). Nesse caso, você pode tentar alterar as portas padrão nas configurações do XAMPP para evitar conflitos.

Espero que essas dicas ajudem a resolver o problema de conexão com o Apache e o MySQL.

Se ainda tiver alguma dúvida, é só me dizer! Fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

Tive o mesmo problema, comigo resolveu abrir pelo XAMPP pelo botão de config do MySQL e do Apache tem alguns arquivos que é possível abrir com editor de texto, nesses eu alterei as portas padrões que estão marcadas 80 para 8081 e a do MySQL que padrão é 3306 para 3307 e funcionou normalmente, isso pode acontecer no caso de outro aplicativo estar utilizando essas mesmas portas, aí ocasiona conflito e ele não inicia o serviço.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software