Olá, bom dia.
Busquei reproduzir o cenário do uso de PV e PVC exibido no GCP dentro Minikube e aparentemente consegui executar com sucesso.
Segui as instruções da aula juntamente a esta documentação https://minikube.sigs.k8s.io/docs/handbook/persistent_volumes/. Criei o PVC de forma análoga, associando ao pod posteriormente. Porém, algo que não encontrei, é onde o volume persistente foi criado no Minikube?
Utilizei o mesmo exemplo da documentação, com o caminho do path: /data/pv0001. Ao logar no minikube (minkube ssh), sempre que eu acessava o diretório ele apresentava-se vazio, apesar de eu inserir arquivos e estes persistirem após os testes de exclusão dos pods.
Testei alterando o local, para "/home/data", por exemplo e nada, o resultado era o mesmo. Incluí "type: DirectoryOrCreate" e mesmo assim não encontrei o caminho "real" do arquivo. E repito, sempre os arquivos persistiam ao deletar o pod, ou seja, estava funcionando.
Meu cenário é: VM com Ubuntu, rodando Minikube como container no docker (driver docker).
Será que há abstração para o docker do Minikube nessa criação do PV? E se tem, como encontrar o PV? Mas por exemplo, no exercício anterior, cenários de volumes simples, consegui encontrar o local perfeitamente, e via os arquivos dentro do Minikube.
Observação: este cenário está funcionando perfeitamente para todo o acompanhamento do curso.
Fico no aguardo, obrigado!