Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
11
respostas

Dúvida ao subir node

Boa noite,

Não consigo subir o servidor node.js. quando tento dar um 'npm start', apresenta o seguinte erro:

"

ENOENT: no such file or directory, open "C:\wamp64\www\Alaura\package.json"

Eu tenho o node instalado na minha máquina, tanto é que em um outro diretório eu consigo subir ele. Mas nesse não consigo. O que eu notei de diferente é que no outro existem mais arquivos do node, como log e etc ... Mas por que não consigo subir nesse? o que estou deixando passar?

Att, Igor Federizi

11 respostas

Boa noite Igor,

Verifique se você está na pasta correta, use o comando "dir" para visualizar os arquivos. Entre eles deve existir um arquivo package.json e um arquivo que inicia o servidor (normalmente se chama server.js).

Verifique se você instalou as dependências do servidor. Rode "npm install" para instalar as dependências, deve aparecer uma pasta chamada node_modules.

Se ainda não der certo, poste o conteúdo do package.json.

abraços

Bom dia Vinícius,

O Arquivo package.json existe, mas o server.js não, nem a pasta node_modules. Eu tentei dar um 'npm install' tb, mas mesmo assim não deu certo.

Pasta está correta. Outra dúvida, todo diretório que eu criar/projeto novo, preciso dar um NPM install neste diretório?

Att, Igor Federizi

Poste o conteúdo do package.json.

Aliás o que existe é o package-lock.json

Eu acho que tem que ser feito alguma coisa para ele "baixar" os nodes-modules, certo?

Deletei o arquivo e dei um 'npm install', ele cria novamente.

u.u

Nossa cara que negócio complicado, mas vamos em frente. Esse é o servidor disponibilizado pela Alura nos exercícios certo? Normalmente esses servidores são bem simples, não deveria ser tão complicado assim iniciar eles, normalmente eles nem precisam de npm install. Me passa o link de download desse servidor, ou a aula em que esse servidor é criado.

dei um "npm init" e criou o arquivo package.json

acho q é um passo. mas ainda apresenta erro, aparentemente, tem que configurar alguma coisa.

Att, Igor Federizi

solução!

Então Igor, vi o vídeo e pareceu bem simples, acho que o erro é que você não está conseguindo navegar pra pasta certa.

Primeiro:

Baixe o projeto da primeira aula deste link:

Descompacte o arquivo(com winrar ou winzip) e depois cole a pasta "alura-typer" no seu diretório de preferência.

Abra o terminal. Agora você precisa navegar até o diretório em que você colocou a pasta alura-typer.

Se você estiver no windows recomendo este artigo que explica como navegar nas pastas do windows.

Se estiver no linux ou mac use este artigo.

Quando estiver dentro da pasta servidor use o comando "npm start".

"C:\wamp64\www\Alaura\package.json"

provavelmente está escrito errado, não seria Alura por exemplo?

Boa noite,

Thiago, eu que escrevi errado aqui mesmo kkk. Valeu.

Então, vim fazendo algumas buscas na internet e até em grupos do facebook, e acabei entendendo a "sequência" para que o servidor seja "levantado"(npm install > npm init > npm start). E seguindo esses passos acho que cheguei próximo de conseguir. Porém, ao ver sua instrução Vinícius tentei fazer por este caminho. Descompactei o arquivo, naveguei corretamente os diretórios, e realizei este processo. Finalmente deu certo! Mas acho que está faltando um pouco mais de detalhes nas instruções, talvez uma "passada" rápida em como se faz, apenas uma sugestão. Porque na aula que ô Sr. Vinícius linkou na instrução diz: "

Começando deste ponto? Você pode fazer o DOWNLOAD completo do projeto do capítulo anterior e continuar seus estudos a partir deste capítulo.

Isso passa despercebido porque não estou "começando deste ponto", e não me interessava realizar o download completo, e sim aprender e fazer passo a passo. Não ficou claro que isso era a estrutura do servidor local, sendo que o curso anterior consegui finalizar sem. Poderia estar um pouquinho mais bem detalhado. Aos administradores, não entendam isso como uma crítica, apenas como uma sugestão de melhoria. Obrigado à atenção de todos.

Cordialmente, Igor Federizi