1
resposta

Duvida ao pegar o arquivo do professor para baixar.

Boa noite,

Como eu troquei de maquina, eu baixei o arquivo do aplicativo do professor na aula que eu parei, porém o grande problema é que quando eu rodo o mesmo no android studio, está informando o seguinte erro.

ERROR: SDK location not found. Define location with sdk.dir in the local.properties file or with an ANDROID_HOME environment variable.

Gostaria de saber como faço para corrigir esse tipo de erro, para que o programa possa processar normalmente e poder executa-lo para que assim eu possa continuar os estudos?

Muito Obrigado ;)

1 resposta

Olá Cleriston, tudo bem? Primeiramente, você poderia informar com qual tecnoliogia está trabalhando, é com Android Nativo, ou com React Native, ou outro? Bem, esse erro pode estar acontecendo por dois motivos, o primeiro, pode ser que você tenha esquecido de informar a variável de ambiente ANDROID_HOME, assim cada sistema tem uma forma de declarar essa variável, mais é bastante simples: Para configurar o ambiente de desenvolvimento Android:

Defina a variável de ambiente ANDROID_HOME com base na localização do Android SDK. Além disso, considere a adição ANDROID_HOME/tools e ANDROID_HOME/platform-tools ao seu caminho.

Mac OS X:

export ANDROID_HOME=/local-de-instalacao/android-studio/android-sdk-macosx
export PATH=${PATH}:$ANDROID_HOME/tools:$ANDROID_HOME/platform-tools

Linux:

export ANDROID_HOME=/usr/local/android-studio/android-sdk-linux
export PATH=${PATH}:$ANDROID_HOME/tools:$ANDROID_HOME/platform-tools

Windows:

set ANDROID_HOME=C:\local-de-instalacao\android-studio\android-sdk-windows
set PATH=%PATH%;%ANDROID_HOME%\tools;%ANDROID_HOME%\platform-tools

Outro motivo para o erro é que pode estar faltando o settings.gradle no projeto, então verifica se esse arquivo existe nesse projeto que você está tentando fazer a importação. Caso não exista, crie o arquivo com o nome settings.gradle e informe o seguinte conteúdo:

include ':app'

E lembre de salvar o arquivo em uma pasta de nível superior no seu projeto.

Espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software