1
resposta

[Dúvida] Ansible - Computador vs Servidores

Olá, no curso de Ansible precisaremos de duas ''máquinas'' para usar o Ansible nos estudos. Foi recomendado que usássemos o vitual box, mas eu gostaria de saber se posso usar o wsl com duas instâncias linux instaladas tipo linux e debian por exemplo.

Eu não penso em usar o virtual box dentro no windons e o ansilble dentro do linux (via wsl) porque acho que não daria certo a comunicação entre os dois sistemas, isso procede?

1 resposta

Olá, bom dia.

Sim, você pode usar o WSL com duas instâncias Linux (por exemplo, Ubuntu e Debian) para estudar Ansible, e isso costuma funcionar bem para fins de aprendizado.

O Ansible se comunica via SSH. No WSL2, cada distribuição roda em uma VM leve com rede própria, então é possível configurar acesso entre elas usando SSH normalmente. Você só precisará:

• Instalar o openssh-server na máquina que será o “nó gerenciado”
  • Garantir que o serviço SSH esteja rodando
  • Descobrir o IP da instância alvo (ip a)
  • Configurar o inventário do Ansible com esse IP

Sobre sua dúvida: não há problema em usar VirtualBox no Windows e o Ansible no WSL. A comunicação funcionaria, desde que as máquinas estejam na mesma rede (por exemplo, usando modo bridge ou configurando corretamente NAT + portas). Então não é que “não daria certo” apenas exige um pouco mais de configuração de rede.

Para estudo, usar duas distros no WSL é mais simples e leve que subir duas VMs no VirtualBox. Só fique atenta ao fato de que, ao reiniciar o WSL, o IP pode mudar, então talvez seja necessário atualizar o inventário.

Abraços.